Matéria / Politica

HOMENAGENS: Câmara de Picos aprova este ano 17 projetos concedendo títulos de cidadania

20/12/2013 | Edivan Araújo
/

Projetos concedendo títulos de cidadania e dando nomes a ruas e logradouros públicos dominaram a pauta do legislativo picoense durante o ano de 2013

Por José Maria Barros

No primeiro ano da atual legislatura a Câmara Municipal de Picos não mudou a sua forma de trabalhar. A exemplo dos antecessores os vereadores esqueceram-se de cumprir o papel fundamental de fiscalizar as ações do Executivo, propor novas leis e melhorar as já existentes. Preferiram focar a atuação na concessão de homenagens.

Levantamento feito pela Reportagem do Portal GP1 conclui que, somente em 2013 foram aprovados 17 projetos decretos legislativos propondo a concessão de títulos de cidadania picoense. Os contemplados são em sua maioria personalidades do mundo político, empresarial e educacional e, também servidores públicos com cargos de direção.

Os campeões nesse quesito são os vereadores Wellington Dantas (PT), Hugo Victor (PMDB) e Evandro Reis (PTB). Cada um deles apresentou três decretos legislativos propondo a concessão de título de cidadania picoense.

Os vereadores Wellington Dantas (PT) e Evandro Reis (PTB) propuseram ainda a entrega da Medalha Coelho Rodrigues - maior honraria do município - a personalidades que no seu entender prestaram relevantes serviços à população picoense.

Wellington Dantas propôs a entrega da medalha Coelho Rodrigues ao juiz da 3ª Vara da Comarca de Picos, Geneci Benevides Ribeiro. Os escolhidos pelo vereador Evandro Reis para receberem essa honraria foram o senador José Barroso Pimentel (PT-CE) e a superiora geral da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, irmã Maria do Desterro Rocha.

O vereador José Luís de Carvalho (PSB) chegou a ingressar com um projeto solicitando a entrega da Medalha Coelho Rodrigues a dois pastores evangélicos. Porém, preferiu retirar a matéria de pauta antes mesmo de ser colocada em votação pelo plenário.

Pela proposição do vereador José Luís receberiam a comenda os pastores Nestor Henrique Mesquita – presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Piauí e Luiz Pereira de Sousa – presidente das Assembleias de Deus de Picos.

Além da concessão de títulos de cidadão, a Câmara Municipal de Picos também se notabilizou neste ano de 2013 na proposição e aprovação de projetos de lei dando nomes a ruas e logradouros públicos. Ao todo foram 37 matérias neste sentido e várias outras reconhecendo como de utilidade pública igrejas evangélicas, associações e sindicatos.

Títulos de cidadania

Deputada Rejane Dias – Autor vereador Wellington Dantas (PT)

Francílio Marcos da Rocha – Hugo Victor (PMDB)

Vice-Governador Moraes Sousa Filho – Evandro Reis

Pastor Presley Aires Camargo – José Luís de Carvalho (PSB)

Maria de Fátima Lacerda Sá – Diogenes Medeiros (PPS)

Promotor Marcelo de Jesus Monteiro – Simão Carvalho (PMDB)

Secretário Rubem Martins – Renato Ibiapino (PSB)

Doriedson da Silva Vieira – Toinho de Chicá (PMDB)

Diretora do IMH Ama Tereza Bezerra – Iata Rodrigues (PSB)

Empresário Dema Barroso – Evandro Reis (PTB)

Delegado Alessandro Barreto – Hugo Victor (PMDB)

Geovanna Baby – Wellington Dantas (PT)

Deputado Nazareno Fonteles – Wellington Dantas (PT)

Coronel Wagner Torres – José Luís de Carvalho (PSB)

Cantor Mariozan Rocha – Iata Anderson (PSB)

Proprietário da Lider Manoel Barbosa Lima – Fátima Sá (PSDB)

Comandante do 3º Bec, Coronel Ivan Carlos Soares – Hugo Victor (PMDB) e Evandro Reis (PTB)

Facebook