Matéria / Politica

EXCLUSIVO: Sílvio não descarta ser vice de Marcelo Castro

06/01/2014 | Edivan Araújo
/

Por: Lídia Brito

Em entrevista, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), declarou pela primeira vez que não descarta a possibilidade de assumir a vaga de vice na chapa formada por PSB e PMDB. Antes ele dizia que não aceitaria. Mudou o discurso e já é apontado como o candidato dos sonhos do governador Wilson Martins (PSB) para concorrer na vaga de vice, já que o PMDB, ao assumir o Governo em abril com a saída de Wilsão, dificilmente abriria mão de indicar o cabeça da chapa.

Claro que Sílvio e todo o PSDB gostariam de indicar mesmo era a cabeça de chapa, mas já reconhecem que é algo muito distante, hoje. O ex-prefeito confirmou que vem tendo conversas recentes com Marcelo Castro e Wilson Martins para discutir o assunto. A chapa da base governista seria então composta pelo deputado Marcelo Castro como candidato ao Governo, Sílvio a vice e Wilson Martins ao Senado. O único obstáculo à composição dessa aliança seria uma possível resistência do vice-governador Zé Filho.

Segundo informações de bastidores, Wilsão e o próprio PMDB consideram que a candidatura do vice não é viável. Primeiro pela falta de força e articulação política. Em segundo, pelos problemas de saúde de Zé Filho que o levou a realizar uma cirurgia na perna e o impossibilitariam de, por exemplo, enfrentar uma campanha mais forte, ir para as ruas e encarar um adversário forte como o senador Wellington Dias (PT), que é um político bom de voto e de papo. A dúvida é se ele estará 100% para enfrentar uma disputa acirrada que promete ser essa de 2014.

CENÁRIO POSSÍVEL
Sílvio destacou que sua volta ao cenário político piauiense estaria condicionada a discussão de assunto do interesse do Piauí e não a disputa por cargos. “Eu não vou ser candidato por um cargo, mas apenas se sentir que esse cenário político possibilitaria a discussão de temas que são de interesse do povo do Piauí. O problema é que as pessoas estão muito ligadas a cargos quando o que importa é a discussão de ideias para elevar os índices de desenvolvimento deste estado”, disse.

Essa é a disputa que se desenha: Marcelo, Silvio e Wilsão versus W.Dias, Ciro e JVCEssa é a disputa que se desenha: Marcelo, Silvio e Wilsão versus W.Dias, Ciro e JVC

UM AMBIENTE CONFIÁVEL
O tucano afirma que precisa sentir um ‘ambiente confiável’ para se lançar candidato em uma chapa composta por PSDB, PMDB e PSB, partidos que estiveram de lados opostos nas eleições de 2010. “Não tenho saudades do poder. Se eu sentir que esse é o momento certo eu mesmo farei um esforço de convencer meu partido a isso. Mas não estou brigando por cargos”, comentou.

Marcelo Castro vai ter que convencer Zé Filho a desistir e deixar que ele seja o candidatoMarcelo Castro vai ter que convencer Zé Filho a desistir e deixar que ele seja o candidato

NUNCA FUI INIMIGO DE WILSÃO
Sobre a possibilidade de voltar à vida política ao lado de Wilson Martins, principal adversário do tucano nas eleições de 2010, Sílvio afirma que nunca foi ‘inimigo’ de Wilsão. Segundo ele, nas eleições passadas os dois apenas seguiram caminhos diferentes. “Como Wilson assumiu o governo, ele candidato naturalmente. Nós também tínhamos o desejo de lançar uma candidatura e isso nos colocou em caminhos opostos. Ele já foi do PSDB e saiu por diferenças com o partido e não comigo. Nunca fomos inimigos”, disse.

Silvio Mendes e Wilson Martins na época da campanha 2010: nunca foram inimigos, diz eleSilvio Mendes e Wilson Martins na época da campanha 2010: nunca foram inimigos, diz ele

Fonte:180graus

Facebook