Matéria / Geral

Saúde de Teresina deve realizar novo concurso em 2014; poucos servidores

12/01/2014 | Edivan Araújo
/

As queixas da população em relação aos serviços de saúde são comuns em Teresina, sobretudo, para quem precisa dos serviços do Hospital de Urgência de Teresina - HUT. Apesar dos problemas, a Fundação Hospitalar de Teresina, sobre a direção do Dr. Aderivaldo Andrade, faz um balanço positivo das ações realizadas no ano de 2013 e dos avanços conquistados na área da saúde. O presidente da Fundação apontou ainda as perspectivas futuras, a partir dos novos investimentos de pessoal, equipamentos, obras e reformas para 2014.

Com as perspectiva de ampliação e construção de novas unidades de saúde, Dr. Aderivaldo Andrade apontou a necessidade de um novo concurso público, para suprir a demanda onde há deficiência. "Nosso problema principal é com ausência de algumas especialidades de médicos. Temos um concurso vigente, mas acreditamos que não será suficiente para demanda que teremos em 2014", afirma.

Atualmente, Teresina conta com 10 hospitais municipais, além do HUT e dos serviços do SAMU. No hospital de urgência, devido a grande demanda em 2013, foi necessário um trabalho de interliga-ção com demais hospitais do estado para dar vazão aos diversos casos que chegam diariamente ao local. Nesse sentido, o presidente da Fundação Hospitalar explica que foi ampliada a parceria com o Hospital Getúlio Vargas e Hospital da Polícia Militar, em mais de 20% e que, além disso, a abertura do Hospital Infantil para cirurgias ortopédicas reduziu muito os números de pacientes no HUT.

Essa interligação possibilitou uma ampliação de cirurgias em todas as patologias, que no HUT foi de 10% a mais. Em relação às cirurgias ortopédicas, em 2013, somadas todas as ações dos hospitais foram realizadas mais de 1.500 em todo o estado. Além disso, pelo menos 20% da frota do SAMU foi renovada e a perspectiva da Fundação Hospitalar é que em 2014 cerca 80% das ambulâncias sejam substituídas por novos modelos.

Fonte: Com informações do Diário do Povo do Piauí

Facebook