Matéria / Educacao

Sindicato denuncia a falta de cinco mil professores nas escolas do Piauí

30/01/2014 | Edivan Araújo
/

A falta de professores atrapalha o início das aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí, é o que denuncia a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), Odeni Silva. Segundo a sindicalista, faltam mais de cinco mil professores para suprir a demanda das escolas no estado e devido a esses problemas, algumas escolas prorrogaram o início do ano letivo.

Segundo Odeni Silva, “a falta destes professores é devido há vários fatores, por exemplo, o governo não chamou todos os aprovados do último concurso realizado para professor no ano de 2009. Dados da própria Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI) confirmam a necessidade de mais cinco mil professores e a necessidade de um novo concurso”.

A presidente também destaca que faltam profissionais em todas as áreas da educação. “Precisamos também de apoio administrativo, profissionais que vão ajudar no ensino. Outra preocupação nossa é com o término do contrato com os professores substitutos, o que pode aumentar ainda mais a demanda”, disse.

Ainda segundo Odeni Silva algumas escolas estão sem receber recursos para reparações básicas. “Somente sete das onze parcelas que são destinadas para custear a manutenção básica das escolas estaduais foram enviadas para as escolas. Isso compromete os serviços menores e a resolução de problemas simples que poderiam ser realizados por cada gestão escolar”, afirmou.

A diretora da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP/Seduc-PI), Marilene Lima, contesta a presidente do sindicato. Segundo a diretora, a quantidade de professores é suficiente para o reinício das aulas. “Existem professores suficientes para atender a demanda. Os professores substitutos voltaram a atuar neste ano letivo, porque o secretário de educação cuidou em não desativar nenhum contrato”, destacou Marilene.

Marilene Lima comunicou que todos os professores substitutos devem retornar às escolas em que lecionaram em 2013 para dar início às aulas em 2014. Sobre as escolas que ainda não iniciaram as aulas, Marilene explica que, em algumas unidades, professores e alunos costumam não ir aos primeiros dias de aula, mas já foram convocados pela secretaria para início do período que se iniciou nesta segunda-feira (28).


Fonte: G1 Piauí

Facebook