Matéria / Educacao

Instituições oferecem 85 mil vagas em cursos técnicos

03/02/2014 | Edivan Araújo
/

As instituições de ensino e de qualificação técnica estão oferecendo 85 mil vagas de cursos técnicos em todo o Piauí neste ano, o que é um recorde.

São cursos técnicos em indústria, tecnologia de informação e comunicação, agropecuária, saúde, hospitalidade, lazer e infraestrutura.

Além das tradicionais instituições como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e Senai (Serviço Nacional da Aprendizado da Indústria), incentivadas pelo Governo Federal, as Prefeituras Municipais também estão oferecendo cursos profissionais.

O Ministério da Educação abriu na quinta-feira, processo de seleção de instituições para oferta de vagas em cursos técnicos gratuitos subsequentes ao ensino médio. As instituições interessadas em oferecer vagas devem apresentar propostas ao MEC pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), até 7 de fevereiro.

Devem ser oferecidos 181 cursos técnicos de indústria, tecnologia da informação e comunicação, agropecuária, saúde, hospitalidade e lazer e infraestrutura, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São áreas com aumento de demanda por técnicos de nível médio no país. As aulas começam ainda neste primeiro semestre.

As vagas, gratuitas, podem ser oferecidas por:

• Instituições de educação profissional das redes públicas federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

• Instituições particulares de educação superior e escolas técnicas de nível médio.

• Fundações públicas que atuem na área da educação profissional e os serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) que aderirem ao Pronatec.

A formalização das propostas deve ser feita pelo Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). O MEC divulgará as instituições selecionadas e os cursos oferecidos em 13 de março próximo.

Os candidatos terão as inscrições abertas em 17 de março.

O Edital nº 1/2014 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, que estabelece o cronograma e demais procedimentos para a apresentação de propostas de oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente por meio do Pronatec, foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira.

Ensino técnico beneficia 40 mil estudantes no Piauí

O avanço do ensino técnico tem proporcionado que os jovens tenham acesso ao ensino de qualidade sem precisar sair da sua cidade natal. Atualmente, o Piauí possui 70 escolas técnicas, beneficiando uma média de 30 mil alunos na capital e em mais de 20 municípios em todo o Estado. Além das demais modalidades, como ensino técnico a distância e agrotécnico, totalizando assim cerca de 40 mil estudantes matriculados.

A formação profissionalizante possibilita que os jovens estejam qualificados para o primeiro emprego e em todos os territórios piauienses há escolas técnicas profissionalizantes. “Dentre os cursos mais procurados estão o técnico em enfermagem, radiologia, informática e administração. Todos os cursos têm todo o suporte material, como laboratórios e material didático que garantem a fixação do aprendizado”, disse Reinaldo Lopes, diretor do Ensino Técnico e Profissionalizante da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc).

Além do ensino presencial, o Piauí possui ainda 24 polos de ensino a distância, realizados através da Rede e-Tec. O ensino técnico a distância tem beneficiado cerca de 4.500 estudantes.

Ao longo do ano, a Diretoria do Ensino Técnico e Profissionalizante realizará mapeamentos de demandas de escolas para a ampliação do ensino profissionalizante no Piauí. Mas já está prevista a inauguração de sete novas escolas.

“Ainda este ano iremos inaugurar sete novas escolas. Duas grandes escolas que beneficiarão diretamente 1.500 alunos, cada. E cinco com capacidade para 600 estudantes”, pontua Reinaldo Lopes.

O Governo do Estado vem investindo também no ensino agrotécnico como forma de desenvolver os Arranjos Produtivos Locais e incentivar o crescimento da região. Nessa modalidade de ensino cerca de 3.200 alunos estão sendo beneficiados e qualificados nas 29 escolas implantadas no Piauí. O valor investido em cada unidade é de aproximadamente R$3,5 milhões.

Os estudantes nessas instituições contam com suporte técnico e tecnológico para desenvolver atividades essenciais e inerentes ao campo. Os cursos ofertados compreendem as áreas de agroindústria, agropecuária e gestão permitindo que os alunos não precisem se deslocar para outra cidade para terem acesso a um curso profissionalizante, além de estudar um conteúdo que poderá ser aplicado à realidade do seu município.


Fonte: Meio Norte

Facebook