Matéria / Geral

Dezembro: comércio do Piauí tem 3º maior crescimento do varejo no país

14/02/2014 | Edivan Araujo
/

Contrariando os resultados nacionais, que mostraram nesta quinta-feira (13) que o comércio varejista brasileiro fechou 2013 com redução no volume das vendas, o Estado do Piauí comemora um bom ano de resultados, principalmente para o mês de dezembro.
De acordo com Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o volume de vendas no último mês do ano passado foi de 1,3%: terceiro melhor resultado individual do país.

Em primeiro lugar apareceu Rondônia (+1,6%) e em segundo Roraima (+1,3%). O pior resultado das unidades federativas e Distrito Federal ficou com o Tocantins. Em dezembro, o Estado da região Norte teve queda de 11,9%.


Na comparação com o mesmo período do ano de 2012, o comércio varejista do Piauí cresceu em 2013, ao todo, 6% para o mês de dezembro. O movimento foi influenciado positivamente pelo período de natal, recebimento do 13º salários e pelo otimismo na economia local.

“Não posso dizer que foi ótimo, mas sem dúvida foi um ano bom. O país, quando cresce, está crescendo ao ritmo de 2%. Apenas o nosso comércio crescer 6%, o triplo do nacional, é um resultado a se comemorar”, analisa o presidente do Sindicato dos Lojistas de Teresina (Sindilojas), Luís Antonio Veloso.


Bens de uso pessoal (perfumes, roupas, produtos de beleza, entre outros) ainda são destaque devido a tradicional lembrancinha de fim de ano. Mas as expectativas para 2014 é que o movimento positivo, pelo menos, se mantenha no varejo local.

“Expectativa é boa. Está chovendo bem e agricultura vai ser boa. Só não vamos ter um movimento excepcional com a chegada do Mundial de Futebol porque não seremos sede. Mesmo assim a disputa vai aquecer, e muito, nossas vendas. Agora, vamos rezar para a seleção brasileira chegar até a final para prorrogar a alegria dos lojistas”, disse o gestor do Sindilojas.  

Fonte: Cidade Verde

Facebook