A Associação Piauiense de Municípios (APPM) está solicitando empenho da bancada federal do Piauí em Brasília para que derrube o veto da presidente Dilma ao projeto de lei que permite a criação de novos municípios. No Piauí, a Assembleia Legislativa aguarda a derrubada do veto para estudar o pedido de criação de 40 novos municípios.
O presidente da APPM, Arinaldo Leal, afirma que a realidade comprova que os municípios que foram desmembrados de outros, ou seja, emancipados, conseguiram mais desenvolvimento para a população do local que antes era povoado.
Um exemplo é a própria cidade administrada por Arinaldo, Vila Nova do Piauí, que tem o melhor resultado entre os 224 municípios piauienses do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino. “Nossa cidade inclusive é mais desenvolvida do que Padre Marcos, o município que antes nós pertencíamos”, disse o prefeito.
Arinaldo diz que a lei vetada por Dilma dificulta a criação de municípios, pois cria critérios mais rigorosos, como por exemplo, que o povoado interessado em se desmembrar tenha pelo menos 8,5 mil habitantes e viabilidade econômica.
“Além disso, é preciso levar em consideração que muitos povoados estão tão distantes na cidade que isso dificulta a administração. Há cidades no Piauí onde os povoados estão a mais de 100 km de distância na sede do município. Isso não pode continuar. Em Pio IX, por exemplo, o povoado Cova Donga é totalmente isolado da cidade”, justifica o prefeito.
Â
Fonte: Jornal O Dia