Matéria / Geral

Municípios do semiárido piauiense receberão dez mil novas cisternas até 2015

05/03/2014 | Edivan Araujo
/

O Ministério do Desenvolvimento Social deve construir, até o próximo ano, 10 mil cisternas em 39 municípios do Piauí, principalmente na região do semiárido. A ação, que faz parte do Projeto Cisternas no Semiárido, tem o objetivo de democratizar o acesso à água potável nas regiões em que o índice pluviométrico é muito baixo e incentivar as práticas de segurança alimentar que residem na região.

O projeto deve cadastrar, até o mês de maio, todas as famílias que serão beneficiadas. A seleção foi feita a partir de critérios como renda familiar, maior número de crianças em idade escolar, maior número de pessoas com pessoas com deficiência e maior número de idosos por famílias.
Serão construídas sete cisternas, com capacidade de 16 mil litros, para o consumo humano. As outras três mil cisternas serão instaladas com o objetivo de auxiliar os pequenos produtores na irrigação da produção agrícola e terão capacidade de 52 mil litros.

Como parte das ações do projeto, os moradores receberão cursos de capacitação nas mais diversas áreas. A expectativa é de que eles aprendam a administrar o recurso natural de maneira adequada. Ainda no primeiro semestre serão oferecidos cursos de gestão de água para a produção agrícola, pedreiro para a construção das cisternas, gerenciamento de recurso hídrico, agente comunitário e sistema simplificado de irrigação.

Fonte: Portal O Dia

Facebook