A Receita Federal estima recebe no Piauí Â cerca de 200 mil declarações de pessoas fisícas em 2014. O prazo inicia nesta quinta-feira (6) e segue até o dia 30 de abril. As pessoas que ganharam acima de R$ 25.661,70 em 2013 devem fazer a declaração de Imposto de Renda. E para não cair nas garras do leão, alguns teresinenses já separaram a documentação.
Francisco Silva Ribeiro é dono de uma oficina há cinco anos e desde que entrou nesta parcela de contribuintes que ele não relaxa na obrigação. O pequeno empresário guarda em uma pasta todos os documentos que serão necessários para declarar o imposto de renda.
"Eu procurou o contator assim que o período de comprovação inicia porque desta forma evito aborrecimentos futuros .Entrego todas as notas de compras e vendas", relatou.
Para fazer a declaração do imposto de renda não é preciso contratar um profissional. O contribuinte pode entrar na página da Receita e seguir as recomendações. O contador Jorge Ivan Teles explicou os passos que os contribuintes devem seguir.
"A pessoa deve ter em mãos os documentos de dedusões dos dependentes, aquilo que foi gasto com escola e saúde deve ser mencionado. É preciso ter tudo organizado para não deixar de informar nenhum gasto", comentou.
A novidade deste ano é declaração pré- preenchida, nela os dados já veem preenchidos pela Receita Federal. No entanto, este procedimento só será liberado para os constribuintes que tiverem o certificado digital, que é uma especie de chave que dar acesso aos dados. O Programa de declaração da Receita também estará disponível pelo celular e tabletes.
O delegado da Receita Federal Gildásio Barbosa alertou para o não cumprimento da obrigação. "Quem não fizer a declaração ficará com o CPF restrito e está sujo a pagamento de multa no valor minímo de R$ 165,04", disse.
Fonte: G1 Piauí