Matéria / Geral

Reclamações no Procon aumenta devido compras realizadas pela internet

16/03/2014 | Edivan Araujo
/

Com relação à demanda de consumidores lesados em compras e negociações por meio da internet, o conciliador do Procon, Campelo Júnior, comenta que já existe um contingente representativo de reclamações nesse sentido. “Hoje em dia, por conta da comodidade de se comprar em casa, que são muito atrativas, e pela universalidade e facilidade de pagamento faz com que o volume de compras pela grande rede tenha aumentado bastante nos últimos anos e, com isso, o aumento de reclamações relacionadas a esse tipo de serviço”, analisa. 
O Código de Defesa do Consumidor ainda não regulamenta de forma aprofundada esse tema, o que pode ser visualizado por meio da edição dos decretos federais para suprir esta lacuna legal. Campelo Júnior explica que as pessoas procuram o Procon quando o produto não é entregue, ou quando ocorre uma divergência entre o produto solicitado e o que foi entregue, bem como por conta do valor da oferta ou até mesmo fraudes. 
Quando optarem por comprar na internet, o conciliador recomenda que os consumidores prefiram sites confiáveis e que, antes de efetuar a compra, façam busca em sites como da receita federal ou de avaliação de lojas virtuais para saber a procedência do site. “Também procurar comprar em sítios que garantam a segurança do pagamento, pois esse é um serviço muito comum, que assegura o dinheiro de volta caso o produto não chegue”, pontua.


Fonte: Jornal O Dia 

Facebook