Matéria / Geral

Matizes realiza confraternização para lembrar primeiro casamento homoafetivo no Piauí

05/04/2014 | Edivan Araujo
/

O encontro serviu para que o grupo fizesse um balanço sobre o que mudou após a realização do primeiro casamento homoafetivo no Piauí.

As bodas de papel de quatro casais que oficializaram sua união na primeira cerimônia civil de casamento entre pessoas do mesmo sexo, realizada no Piauí, foi comemorada neste sábado (5), em uma confraternização organizada pelo Grupo Matizes. O encontro aconteceu em um restaurante da zona Sul de Teresina e serviu, também, para que o grupo fizesse um balanço sobre o que mudou após a realização do primeiro casamento homoafetivo no Piauí.

Sandra Jennifer e Natália Costa, que viviam juntas há dois anos antes de oficializarem a união, comemoram os benefícios assegurados pela lei, após a assinatura da certidão de casamento. “Fomos sorteadas com um imóvel de um conjunto habitacional financiado pelo Governo Federal e já estamos entregando a documentação para que ele fique no nome de nós duas”, afirma Natália Costa.

Mas, ainda há barreiras a serem superadas, entre elas o preconceito. “As pessoas ainda se assustam quando estamos fazendo algum cadastro onde é necessário o nome do cônjuge. Muitas vezes, tenho que repetir mais uma vez que não estou entendendo a pergunta errada e sou casada com outra mulher”, diz Sandra Jennifer.

Para o futuro, alguns desses casais planejam ter filhos, como é o caso de Cleidiane e Sandra Marques, que também comemoram hoje o primeiro ano de casamento. “Foi uma data marcante, principalmente porque fechamos a porta do preconceito e abrimos para o amor, a felicidade e o respeito”, reforça Sandra Marques.

Em um ano, Matizes recebeu 26 pedidos de orientação sobre casamento civil

A primeira solenidade de casamento homoafetivo no Piauí foi realizada no Tribunal de Justiça (TJ-PI) exatamente no dia 5 de abril de 2013, tendo sido prestigiada por várias autoridades e populares. De lá para cá, a procura por esse direito só aumenta.

Carmem Ribeiro, coordenadora geral do Grupo Matizes, afirma que, ao longo desse primeiro ano, 26 pedidos de orientação sobre os trâmites para a realização do casamento homoafetivo foram recebidos pelo grupo.

“Esse número mostra que os casamentos homoafetivos vêm acontecendo no Piauí, o que é avanço, apesar de ainda haver muito preconceito a ser combatido”, diz Carmem, reforçando que a informação é uma das principais armas nessa luta.

Quem quiser mais informações sobre os trâmites para o casamento civil homoafetivo pode ir até a sede do Grupo Matizes, localizada na Rua Lisandro Nogueira, nº 1223, sala 307, no Centro de Teresina, ou ligar para o telefone (86) 8816 8121.

Fonte:GP1

Facebook