Matéria / Geral

Chuvas insconsistentes mantêm vigência dos decretos de emergência no Piauí

13/04/2014 | Edivan Araujo
/

Os 211 municípios piauienses que decretaram emergência por conta da estiagem em 2013 ainda estão sob o efeito do decreto. Isso porque as chuvas, pouco consistentes não podem garantir o fim da seca no Estado. 
Segundo o diretor da Defesa Civil do Piauí, Jerry Herbert, o decreto tem um prazo para que possa ser cancelado e as chuvas têm sido escassas. “Cada decreto tem uma duração de seis meses. No Piauí todos os 211 decretos ainda estão vigentes, já que as chuvas não têm sido consistentes”, afirmou Jerry. 
As medidas tomadas para amenizar os problemas causados pela seca, de acordo com a Defesa Civil, foram o Bolsa Estiagem e abastecimento de suprimentos e materiais de poços. Ainda de acordo com a Defesa Civil do Piauí, o Ministério da Integração liberou verbas referentes ao abastecimento de poços, Bolsa Estiagem e carros-pipa, para amenizar as consequências da estiagem. 
O número de cidades que decretaram estado de emergência bateu recorde no Brasil no ano passado. O Piauí foi o segundo estado do país com o maior número de municípios nessa situação por causa da seca. Dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil confirmam que em 2013 o governo federal reconheceu a situação de emergência ou calamidade em 3.747 municípios brasileiros uma média de 10 decretos reconhecidos por dia e o Piauí ficou em segundo em número de reconhecimento. Foram 612 no ano passado, perdendo apenas para a Bahia, com 680 decretos.


Fonte: Jornal O Dia

Facebook