Matéria / Geral

Facebook terá novidades para aplicativo em breve, veja o que muda

04/05/2014 | Edivan Araujo
/

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua equipe recebem engenheiros de software, designers e desenvolvedores de aplicativos do mundo inteiro na última quarta-feira (30) para o f8, a conferência anual da companhia que acontece desde 2007 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

A companhia de Menlo Park voltou suas atenções para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Foram apresentadas novidades que objetivam a expansão do alcance do Facebook nos smartphones, entre elas diferentes formas de login e integração de apps. O evento reuniu mais de 1,7 mil desenvolvedores.

O f8 já foi palco para o anúncio de importantes na história do Facebook como a linha do tempo em 2011 e o botão “curtir” em 2010. A próxima edição já tem data marcada: 25 de março de 2015. Selecionamos as inovações mais quentes e mostramos como elas vão influenciar seu acesso à rede social.

1) Facebook Login Anônimo
A ferramenta ganhou um sistema de Login Anônimo para aplicativos de terceiros. A novidade permite que o usuário acesse serviços com as credenciais do Facebook sem que seus dados fiquem disponíveis aos donos do app. A intenção é dar maior controle sobre as informações como dados pessoais e preferências listadas no perfil na hora de utilizar a opção “Faça login com o Facebook” em outros apps.

Com a mudança que chega em breve também será possível selecionar quais dados um determinado aplicativo poderá coletar, tais como lista de amigos, publicações na linha do tempo e datas. O menu de configurações foi redesenhado e deve chegar a todos os usuários em data ainda não definida.

2) App Links
A solução é focada na criação de links entre aplicativos móveis. Possui código aberto e funciona em várias diferente plataformas. Ou seja, em breve, após o trabalho dos desenvolvedores, será possível que o usuário navegue em um aplicativo e seja redirecionado a outro ao clicar em um link. Sendo assim, haverá navegação interna e direta entre as aplicações móveis. Entre os parceiros que usarão App Link há serviços populares como Spotify, Vimeo , Mailbox, Flickr, Tumblr, Rdio, Pinterest, entre outros.

3) Caixas de diálogo para Android e iOS
Permite que o usuário compartilhe conteúdo de um aplicativo móvel no Facebook Messenger. O item aparece diretamente na janela da conversa. Com essa ferramenta, o Facebook espera incentivar o usuário a compartilhar links, downloads, imagens e vídeos de um modo mais pessoal no aplicativo de mensagens. O recurso funcionará em smartphones que rodam as plataformas Android e iOS.

4) Botão “curtir” para apps do iOS
O botão chega aos aplicativos do iOS dando a possibilidade de o usuário curtir páginas ou conteúdo de aplicativos individuais em um botão nativo do celular. A versão para Android deve ser lançada em breve.

5) Botão “Enviar para o celular”
É vinculado ao novo Facebook Login e funciona em sites. O sistema envia uma notificação push ao celular com lembrete para download de determinado aplicativo móvel nas lojas da Apple e Android. Para os desenvolvedores a função serve como arma para converter o tráfego do desktop para o celular. Para o usuário é a chance de descobrir novos apps para download.

6) Share Dialog
A caixa de diálogo para compartilhamento de conteúdo na linha do tempo na versão web do Facebook foi modificada e recebeu suporte do protocolo Open Graph. Essa ferramenta é responsável pela publicação de ações na coluna lateral do site, o chamado Ticker. Será possível adicionar localização e marcar amigos em posts.

7) App Center
O App Center foi modificado para que o usuário encontre mais rápido novidades em jogos. A nova versão traz prévia de imagens e vídeos com dicas de como usar aplicativos, além de ser mais rápida.

8) Convites para jogos
Foram adicionados novos recursos que permitem ao usuário saber quando é sua vez de jogar em uma determina partida. O envio de convites para amigos que estão mais propensos a responder e entrar em uma partida também ganhou atualização.

9) Atualização do Parse e App Offline
O valor cobrado pelo Facebook aos desenvolvedores para a utilização da plataforma Parse foi reajustado. A Parse oferece serviços de armazenamento de dados móveis em nuvem e foi comprada pela rede social em 2013.

A medida visa baratear o custo do desenvolvimento de aplicativos e assim oferecer mais opções ao usuário. Foi anunciado ainda o lançamento de uma ferramenta que ajuda a criação de apps com possibilidade de uso offline. O recurso chegará primeiro aos smartphones Android e em breve no iOS.

10) FbStart
É um programa de apoio a desenvolvedores que oferece um pacote de ferramentas e serviços gratuitos como créditos para utilização da Parse e acesso ao Facebook Start to Success Program, projeto voltado para o ajudar novos anunciantes a ter sucesso na plataforma social.

Fonte: Com informações do Tech Tudo

Facebook