Matéria / Geral

Piauí é o último em práticas sustentáveis, segundo IBGE

07/05/2014 | Edivan Araujo
/

Ações de sustentabilidade ainda são pouco exercidas pelos piauienses. Prova disso está traduzida na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada em 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que apenas 21% das cidades piauienses possuem iniciativas voltadas para o consumo sustentável. 

O percentual coloca o Estado em último lugar no ranking dos estados brasileiros que atuam nesta área. O estado da Paraíba também amarga o índice, com apenas 24,2% dos seus municípios com ações de sustentabilidade. 

Mesmo com o déficit, grandes indústrias piauienses saem na frente do poder público e praticam o consumo sustentável. Caracterizado por ser um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente, o consumo sustentável é definido por atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico de todo o planeta. 

Estas práticas estão relacionadas à diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através dessas ações é possível, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do planeta. São atitudes básicas, como levar sacolas ecológicas ao supermercado, não utilizando as sacolas plásticas oferecidas; diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável; trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta, dentre outras ações a serem realizadas no dia a dia. 

Segundo o IBGE, vem aumentando o percentual de municípios que estão implementando iniciativas na área de consumo sustentável, na medida em que avança para as maiores classes de tamanho da população, a partir da faixa de 5 a 10 mil habitantes (31,8%), chegando a 76,9% nos municípios com mais de 500 mil habitantes.


Fonte: Jornal O Dia 

Facebook