Matéria / Geral

Piauí não cumpre 6 das 11 metas dos objetivos do milênio da ONU

19/05/2014 | Edivan Araujo
/

A menos de um ano do fim do prazo, o Piauí não conseguiu cumprir seis das 11 metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de metas pactuadas pelos governos de 191 países- membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, para melhorar a qualidade de vida do planeta, tornando- o mais justo e solidário. 
Os países têm até 2015 para atingir tais metas. Das seis metas que não atingiu até agora, o Piauí tem duas que permaneceram com os mesmos índices desde 2000 (meta 6 – reduzir em até três quartos a taxa de mortalidade materna e meta 8 – ter detido e começado a reverter a propagação da malária e de outras doenças). A meta 5 – reduzir em até dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos atingiu apenas 1,5% do previsto. 
Os dados são do Portal ODM, sistema de informações usado pela ONU para monitorar os ODM em todo o mundo e adaptado pelo Sesi Paraná à realidade local. As metas que mais chegaram próximas do objetivo foram a meta 4 – eliminar a disparidade entre os sexos no ensino fundamental e médio - que chegou a 92,8% do previsto; a meta 1 – reduzir, pela metade, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza - com um alcance de 78,1%; e a meta 3 – garantir que toda as crianças terminem o ensino fundamental - que atingiu 46%. 
Por outro lado, o Piauí cumpriu e até ultrapassou as outras metas. Na meta 7 – ter detido e começado a reverter a propagação do HIV/Aids – o índice chegou a 100% antes do prazo.
Confira mais informações na edição de hoje (19) do Jornal O Dia

Fonte: Jornal O Dia

Facebook