Matéria / Educacao

Reitor da UFPI confirma implantação do curso de Medicina no Campus de Picos em 2015

03/06/2014 | Edivan Araujo
/

Na manhã desta terça-feira (03), o Reitor da Universidade Federal do Piauí Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes chegou a Picos acompanhado de uma comitiva visando à implantação do curso de Medicina no Campus de Picos.

A reunião foi realizada no auditório da instituição e contou com a presença do Prefeito de Picos Kléber Dantas Eulálio (PMDB), do Ex-Secretário de Saúde do Estado Ernani Maia e Coordenador do curso de Medicina de Picos, do Coordenador do Curso de Medicina da UFPI de Parnaíba José Ivo Pedrosa, a Diretora do Campus de Picos Profª. Drª. Maria Alveni Barros Vieira e demais autoridades.

Segundo o Dr. José Arimatéia, a implantação do curso já está cem por cento garantida e com data prevista para 2015 existindo a dúvida se inicia no primeiro ou segundo semestre, tendo um recurso inicial de um milhão e seiscentos mil reais já garantidos para a preparação de infra-estrutura visando a recepção dos alunos.

O Reitor falou ainda sobre o local de construção da estrutura física do Campim, existindo hoje dois terrenos que poderão ser utilizados, um doado pelo Ex-Prefeito de Picos Gil Marques Medeiros (Gil Paraibano) do PMDB e o outro pelo Empresário e Vereador em exercício Evandro Reis (PTB).

“Quanto à questão das vagas ofertadas, a UFPI trabalha hoje para conseguir junto ao Ministério Público e a Justiça Federal uma pontuação extra para os concorrentes que são da região onde vão cursar, caso passem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que é o método utilizado para ingressar no nível superior, valendo este não apenas para o curso em questão, mas, sim, para todos os cursos ofertados pela UFPI”, disse ele.

O Prefeito Kléber Eulálio também falou a respeito da implantação do curso no Campus de Picos “A implantação desse curso em Picos é semelhante ao que foi implantado em Parnaíba, havendo uma discussão muito grande se a nossa universidade forma apenas especialistas, existindo uma nova visão do governo federal de formar médicos generalistas, que vão atender as pequenas cidades através do Programado “Mais Médicos”, que na verdade o principal intuito é levar os médicos aos locais mais distantes onde haja uma carência neste setor”, indagou.

Facebook