Matéria /

Depois de um mês, servidores da UFPI suspendem a greve

12/07/2011 |
/

Os servidores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí decidiram nesta segunda-feira (11/07), em assembleia geral, suspender a greve da categoria para que seja aberto um canal de negociação com o governo federal. Com isso os funcionários, que estavam de braços cruzados há mais de um mês, voltaram às atividades a partir desta quinta-feira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (Sintufpi), Justino Figueiredo, essa foi uma determinação da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades) e a tendência é que as demais universidades que estão paradas voltem às atividades. “O governo só negocia se suspendermos a greve e por isso voltaremos a trabalhar. Além disso, estávamos correndo o risco de ficar de fora do orçamento de 2012”, justificou Justino.

De acordo com o presidente do Sintufpi, a rodada de negociações com o governo federal deverá ter início quando um numero maior de universidades federais suspenderem a paralisação.

Os servidores técnicos administrativos reivindicam reajuste salarial, piso de três salários mínimos, step de 5%, racionalização e cargos, reposicionamento de aposentados, , mudança no anexo IV (ampliação da tabela de carreira), devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada e precarizada em todos os níveis de carreira, da carreira das áreas administrativas e dos Hospitais Universitários, e extensão das ações jurídicas transitadas e julgadas.

 

Fonte: Jornal Meio Norte

Imagem: Divulgação

Facebook