Matéria / Politica

JVC TERIA DESISTIDO: Troco em W. Dias pelas 'traições'

09/06/2014 | Edivan Araujo
/

O senador João Vicente Claudino (PTB) teria desistido de disputar a reeleição no pleito de outubro deste ano. O assunto que era tratado como mera especulação ganhou força nos bastidores da política local nesta segunda-feira (09/06).

Por vários motivos chega-se a esta conclusão. Abaixo, tópicos que que servem para entender o porquê de JVC pensar em realmente desistir da ideia de se candidatar a reeleição. Vai desde a vontade pessoal do próprio senador a motivos que incluem o 'ar de superioridade' do colega Ciro Nogueira (PP) e até os 'balões' dados pelo companheiro Wellington Dias (PT) em 2010 e em 2012.

LARGA A POLÍTICA?
JVC há muito deu sinais de que largaria a política. Ele admitiu a interlocutores e chegou a falar durante todo o mandato de senador, nos últimos oito anos, que não queria mais ser candidato a reeleição. Quer largar a política e voltar para os negócios da família.

FALTANDO A EVENTOS
O senador João Vicente Claudino era aguardado no evento do PR, realizado na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, e que contou com a presença do senador e pré-candidato a governador Wellington Dias (PT). Mas não compareceu. W.Dias informou que ele estava em viagem e por isso faltou. Procurado, o próprio senador ainda não se manifestou oficialmente. Não foi o primeiro evento que ele faltou. Deixou de prestigiar, por exemplo, a visita de Dilma ao Piauí, há um mês.

Em evento do PR, JVC,que já havia confirmado, não apareceuEm evento do PR, JVC,que já havia confirmado, não apareceu

PP DE OLHO NESTA VAGA
Por conta da sua desistência, o PP passou a olhar com mais atenção para esta vaga, disputando o Senado. E o nome seria ou o da deputada estadual Margareth Coelho, que era colocada como pré-candidata a vice, ou o da própria deputada federal Iracema Portela esposa do senador e presidente do partido, senador Ciro Nogueira. Este, aliás, tem sido alvo de queixas de JVC. Denuncia 'ar de superioridade'. Como se W.Dias e o próprio JVC dependessem dele, Ciro.

Senadores W.Dias, JVC e Ciro: estariam se estranhando pelo ar de superioridade de CiroSenadores W.Dias, JVC e Ciro: estariam se estranhando pelo ar de superioridade de Ciro

VICE PARA O PTB OU O PSDB
Ao PTB caberia agora a indicação de um nome para ser pré-candidato a vice na chapa encabeçada pro W.Dias. Mas tem um outro detalhe: Essa vaga de vice pode pertencer ao PSDB, já que o prefeito Firmino Filho (PSDB) vem tendo conversas com W.Dias e o PT. Mesmo que remotas, essas chances existem e os tucanos já têm até um nome: o do pré-candidato a deputado estadual Firmino Paulo. O PSDB, no entanto, pensa em viabilizar a candidatura de Silvio Mendes e por isso contratou até uma pesquisa, junto ao Instituto 'Opinar', para avaliar o nome do ex-prefeito.

W.Dias tem tido cada vez mais conversas com Firmino Filho: PT se aproxima do PSDBW.Dias tem tido cada vez mais conversas com Firmino Filho: PT se aproxima do PSDB

VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO
Não é de hoje que o senador João Vicente Claudino parece que tem dado sinais de que não quer entrar na disputa. A impressão é a de que não vive o clima de campanha, diferente de outros pré-candidatos, como o próprio W.Dias e o ferrenho adversário Wilson Martins (PSB). JVC passou o último fim de semana no Rio de Janeiro (RJ), com a mulher, Joselene, passeando e até fotos de uma visita à Rede Globo ele postou em seu Instagram, em clima de 'férias' enquanto o circo pega fogo no cenário político local.

JVC colocou fotos de sua recente viagem ao Rio de Janeiro ao lado da mulher JoseleneJVC colocou fotos de sua recente viagem ao Rio de Janeiro ao lado da mulher Joselene

VEJA FALA DE LULA, MAS NEM CITA JVC
Para completar a onda de 'desistência de JVC', a revista Veja, em sua edição na Internet, através da coluna Radar, assinada por Lauro Jardim, publicou informação de que o ex-presidente Lula (PT) vem mesmo a Teresina na próxima sexta-feira, dia 13, mas apenas para dar apoio à campanha de W.Dias e palestrar para empresários. O nome do senador pelo PTB nem mesmo é citado. "Lula vai turbinar a chapa petista ao governo do estado no Piauí, encabeçada por Wellington Dias. Na visita em que fará a Teresina, na sexta-feira, Lula levará o discurso de campanha aos líderes dos partidos que integram a coligação de Wellington Dias, numa palestra, que também atrairá empresários locais.", escreveu Lauro Jardim.

Matéria publicada na Radar Online, da Veja, fala de Lula no Piauí e nem cita JVCMatéria publicada na Radar Online, da Veja, fala de Lula no Piauí e nem cita JVC

ENQUANTO ISSO, WILSÃO RECEBE O PTB
Adversário e de olho nessa vaga única para o Senado, ex-governador Wilson Martins (PSB), ao contrário de João Vicente Claudino, não para e tem recebido em seu escritório político até mesmo lideranças do PTB. O 180graus mostrou em nota publicada na tarde desta segunda-feira Wilsão recebendo os prefeitos Edson Carvalho, do município de Francisco Santos, e Ronaldo Barbosa, de Elesbão Veloso, ambos do PTB. Não são poucos os petebistas que reclamam do clima de 'abandono' por quem deveria ser a principal liderança do partido.

Wilsão recebe prefeitos do PTB e trabalha direto em sua pré-campanha para o SenadoWilsão recebe prefeitos do PTB e trabalha direto em sua pré-campanha para o Senado

JVC DARIA O TROCO EM W.DIAS
Vale lembrar: JVC foi 'traído' por W.Dias nas últimas duas eleições. Em 2010 o petista disse que ficaria no mandato até o fim, tendo JVC como seu candidato a governador. Ledo engano: W.Dias apoiou Wilsão, que foi eleito e deixou João Vicente a ver navios. Em 2012 o PT quase todo estava fechado na campanha de Elmano Ferrer, então candidato a reeleição pelo PTB de JVC. No entanto, no fim do prazo, W.Dias reapareceu e fez com que todos mudassem de ideia e abandonassem Elmano. Seria a hora de JVC dar o troco e 'trair' W.Dias. Este tem tentando convencer JVC até a convenção para tentar garantir que confirme-se como candidato.

Por: Allisson Paixão/180graus

Facebook