Matéria / Politica

Tribunal Federal decide nesta quarta (11), as vagas de deputados; confira!

11/06/2014 | Edivan Araujo
/

Será nesta 4ª feira, a partir das 13 horas, a sessão em que o Supremo Tribunal Federal julgará a Ação proposta pela Assembleia Legislativa do Piauí contra a Resolução do TSE que reduziu a bancada federal de nove Estados. A redução da bancada federal implica na diminuição da bancada estadual. Um deputado federal vale três estaduais. Como o Piauí está perdendo dois federais, consequentemente, perderá três estaduais. Além da Ação dos piauienses outras três foram a ajuizadas e devem ser analisadas pelos Ministros. Como se trata de matéria constitucional, e, considerando que a constituição trata do assunto em dois artigos, é difícil prevê qual vai ser o entendimento dos julgadores.

O DIA “D” DE JVC
Nesta 4ª feira, o senador João Vicente Claudino fará três reuniões. A 1ª com o PTB as 8 horas. Depois, com o PT as 10 e, por último, as 11h com a imprensa. Ele dirá aos jornalista se fica ou sai da cena política.

QUEM GANHA, QUEM PERDE
Se tem alguém que pode se dá bem com todo esse tumulto na base do PT e seus coligados, chama-se Wilson Nunes Martins, principal adversário de JVC. É ele quem vai lucrar caso JVC desista. Ficando ou saindo, já há o desgaste na coligação petista.

ADESÕES
Só o boato de que JVC desistira, provocou uma revoada de lideranças para o escritório do ex-governador Wilson Martins. Mais discretos, os deputados do PTB preferiram mensagens via celular.

ADEUS AS ILUSÕES
Na Assembleia, é dada como certa a desistência do senador. Um deputado disse aos jornalistas que, além de desistir ele também deixará o partido e sairá de vez da cena política. Se JVC deixar o partido, assume o vice, deputado Paes Landim.

SEM CRÉDITO
Se não se reunir nesta 5ª, 12, para julgar o que está previsto na pauta, o TCE do Piauí cairá no descrédito da população. Amarrar um processo por 4 anos para beneficiar poderosos é um tapa na cara da sociedade. Por favor, pelo menos julguem.

LEI INÓCUA
Dentre tantas outras, existe, uma Lei inócua em Teresina. Ninguém respeita, ninguém obedece. É a lei que proíbe o uso de de telefone celular no interior de agência bancária. O que tem de gente telefonando, se comunicando dentro dos bancos via celular até parece um call-center.

VOTO DE PROCURAÇÃO
Presidente da Assembleia, o deputado Temístocles Filho não foi a convenção do PMDB. Passou uma procuração ao presidente nacional da Funasa, engenheiro Henrique Pires para representa-lo e votar pela coligação PT/PMDB.

ROBERT VOLTA PARA FEDERAL
O deputado Robert Rios está de volta a Polícia Federal. Ele teve sua aposentadoria revogada pelo Tribunal de Contas da União por ter se aposentado aos 48 anos de idade e 25 de serviço. Havia uma lei que permitia. O TCU verificou que a lei não existe mais. Além de Robert tem em todo o país seis Delegados que devem voltar ao batente. Rios vai trabalhar mais 14 anos.

DIREITO ADQUIRIDO
O Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência está numa briga com a secretaria da Fazenda do Estado. É que, a secretaria decidiu não mais aceitar o desconto para deficientes no imposto sobre veículos automotores. Para Mauro Eduardo, presidente do Conselho, é um abuso que a Justiça deve estancar.

TOYOTA PAGARÁ INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA
Está no site do STJ. A Toyota do Brasil terá que pagar uma indenização no valor de R$ 1 milhão a um piauiense que sofreu um acidente com uma Hilux zero/km logo após a compra. Ele seguia por uma rodovia limpa, sem buracos, quando uma peça da suspensão do carro se soltou provocando o capotamento. Ninguém morreu. O caso foi parar no STJ que confirmou a decisão e 1º e 2º graus com reajuste.

OLHA AÍ
Fronteiras, a 410 km de Teresina inovou. A prefeitura colocou 37 câmeras para acompanhar os passos de quem vai e vem no dia a dia do município. A medida reduziu em até 70% a criminalidade na cidade.

NOTAS & NÓTULAS
*Com JVC ou sem ele, Lula confirmou presença aqui depois de amanhã, 6ª feira 13. Fará uma palestra para os petista no Teresina Hall.

*33 Agentes Penitenciários concursados e que já fizeram a Academia aguardam nomeação desde 2009. O impacto na folha é apenas de 129 mil reais.

*Expectativa na Prefeitura: será nesta 4ª, as 11 horas, a abertura dos envelopes da licitação das linhas de ônibus de Teresina. A cobra vai fumar. São 29 empresas no páreo.

*O estádio de Parnaíba agora tem nome. Por lei Municipal passa a denominar-se Pedro Alelaf, numa justa homenagem ao eterno presidente do Parnaíba, falecido em abril e 2004.


Fonte: 180graus

Facebook