A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (20) mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, que teve como assunto principal para os debates no legislativo a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) do município para 2015, e que foi votada e aprovada em primeira votação.
Apesar das ausências dos vereadores Massuel (PT) Francisco Pedro (PR) e Francisco João de Brito (PSB), a Lei foi aprovada em primeira votação devido haver o quorum legal em plenário onde contou com a presença de 06 dos 09 vereadores.
O primeiro vereador a usar a tribuna na sessão foi a vereador Ieda Maria Leal (PSB) que usou seu tempo para fazer alguns esclarecimentos sobre o novo horário da coleta de lixo na cidade, dando os dias e horários que o carro coletor passará em cada bairro recolhendo o material.
A parlamentar aproveitou ainda o tempo para passar uma mensagem sobre a importância de se manter uma cidade limpa e organizada. ”Quero dizer para nossa população que uma cidade limpa representa o brilho de nosso povo e espero que todos nós possamos colaborar para manter nossa cidade sempre limpa”, disse ela.
A segunda pessoa a usar a tribuna foi a vereadora Francisnauva de Carvalho Brito Leal (PSB), que falou sobre os programas de talentos desenvolvidos pelo CRAS de Santana do Piauí, onde procura valorizar e incentivar a cultura local e dá apoio a juventude do município.
A edil disse ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem procurado atender toda a demanda do município, tendo como principal objetivo fazer com que os jovens se insiram dentro de programas desenvolvidos pela pasta e que ver no jovem uma possibilidade de um futuro bem melhor.
Sobre as festa juninas ela disse que as escolas municipais estão de parabéns pelo Arraiá realizado na noite de quarta-feira (18), na Praça São Pedro onde foi prestigiado pela população.
Já o vereador Raimundo Honorato de Moura (Mundinho) do PSB, levou para o plenário da câmara uma reivindicação da comunidade escolar de Queimada da Ema, onde a diretora e professores pedem uma reforma urgentemente da escola da referida localidade, inclusive com uma ampliação devido a quantidade de aluno existente e o ambiente físico ser muito peque.
O parlamentar disse também que está incumbido de fazer o roço em algumas estradas que cortam o município, e que o serviço deve começar na próxima semana, pois recebeu do prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), o aval para fazer o trabalho principalmente próximo a sua região.
Ainda ocupou a tribuna da casa o vereador Francisco José de Carvalho (PSD), que falou sobre a reforma da escola da localidade Queimada da Ema e disse que o município dispõe de recursos para isso, e espera que o prefeito Ricardo olhe com carinho para aquela região e possa atender a solicitação da comunidade escolar.
O parlamentar cobrou ainda mais agilidade por parte do executivo municipal no atendimento aos requerimentos apresentados e aprovados na câmara municipal, pois entende que todos eles são de interesse da municipalidade, e que apesar de suas críticas construtivas, o mesmo foi eleito pelo povo para defender o interesse do povo.
Sobre o projeto de Lei que aprovado na câmara sobre a doação de um poço tubular para os pequenos produtores do município, ele disse que até hoje a pessoa responsável por elaborar o projetos para colocar o mesmo em prática, não foi feito e que já está com mais de mês só com essa pessoa e que não depende de mais ninguém, somente desse técnico.