A Fundação Wall Ferraz (FWF), por meio do Projeto “Profissionalizar Mulher”, oferta 340 vagas de capacitação profissional nos meses de junho e julho, dentre elas no curso de pedreira que será ofertado nos Centros de Capacitação dos bairros Piçarreira, Parque Alvorada e Satélite. As inscrições ainda estão abertas e as aulas terão início dia 30 de junho.
Com o mercado de trabalho aquecido, a mulher tem assumido cada vez mais espaços antes tidos como masculinos. O ingresso delas na construção civil é exemplo concreto disso, com a falta de mão de obra masculina, o crescimento da indústria e a oferta de qualificação profissional têm possibilitado as mulheres condições igualitárias de acesso ao mercado de trabalho.
Em Teresina, a criação da lei municipal que prevê a contratação de 5% de mulheres nas obras realizadas pelo poder público em âmbito municipal e estadual, tem contribuído para que um número cada vez maior de mulheres adentre nessa profissão.
Um grande número de mulheres estão aptas e dispostas à atuar na construção civil, como mestre de obra e como pedreira. A proposta da FWF é incentivar e ofertar capacitação profissional de forma gratuita para que mais mulheres ocupem este setor, que mais tem aumentado a geração de empregos, aumentando assim, as oportunidades no mercado de trabalho para o sexo feminino.
Além de outros cursos do “Profissionalizar Mulher” que contemplam diferentes áreas de formação, contam com instrutores capacitados, material didático de qualidade e estão em conformidade com as demandas do mercado local e com a vocação das comunidades. As aulas do projeto terão início dia 30 de junho nos Centros de Capacitação da FWF e em outros espaços da prefeitura. As inscrições são feitas nos próprios locais de realização do curso.
Fonte: Com informações da Assessoria