A secretária estadual de Defesa Civil, Simone Pereira, informou ontem que a Operação Carro- -Pipa continua suspensa em 94 municípios do Estado. Diferente do que ocorreu no início do mês de junho, quando o Exército suspendeu o serviço por conta da falta de repasse de recursos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, são os carros-pipa sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil que estão parados.
No entanto, o motivo seria o mesmo: a suspensão do repasse de recursos federais para a manutenção do programa. “A liberação depende exclusivamente da autorização da Presidência da Republica. Não existe aparentemente nada que justifique a não liberação desse recurso. Estamos com todos os decretos de emergência vigentes e todos os relatórios em dia”, disse a secretária.
Ainda de acordo com Simone Pereira, há indícios de que a suspensão dos recursos tenha conotação política. Recentemente, o governador Zé Filho (PMDB) rompeu com a presidente da Republica, Dilma Roussef (PT) e declarou apoio ao seu principal adversário na eleição, o senador Aécio Neves. “A gente tem suspeitas, mas não podemos afirmar que seja uma retaliação política. Não quero crer que seja por isso. Seria uma irresponsabilidade muito grande do Governo Federal”, declarou.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, confirma os boatos e afirma que os prefeitos dos municípios atingidos estão articulando para cobrar uma solução do Governo Federal. “Surgiram boatos de que é por retaliação política. Tivemos uma reunião hoje (ontem) com a Secretaria de Defesa Civil para discutir essa questão e amanhã (hoje) vamos mostrar à imprensa a situação desses municípios que estão sem o serviço. Estamos propondo uma reunião com os prefeitos na próxima segunda-feira para discutirmos esse problema”, adiantou.
Hoje, dia 02, o presidente da APPM e a secretária Simone Pereira concedem entrevista coletiva de imprensa nesta para falarem sobre a situação da Operação Carro-Pipa no Piauí.
Fonte: Jornal O Dia