Matéria / Geral

Por conta de estiagem, focos de incêndio crescem no Piauí

Situação é preocupante, principalmente, no sul e sudoeste do estado. Satélite meteorológico mostram cerca de 1.10 focos de incêndio.

11/07/2014 | Edivan Araujo
/

O período chuvoso acabou há pouco tempo e o Piauí já está com mais de mil focos de incêndio. A situação é preocupante, principalmente, no sul e sudoeste do estado, e deve piorar nos próximos meses.

Imagens geradas pelo satélite meteorológico mostram cerca de 1.10 focos, o número representa o dobro do mesmo período no ano passado, quando foram registrados 580 focos.  Floriano, no Sul do estado, está entre os municípios com o maior número de ocorrências, com 322 queimadas de janeiro a julho e 51 apenas nesse mês.

“A sociedade poderia contribuir, limpando os terrenos baldios e fazendo aceiros ao redor desses locais. Com essas atitudes com certeza iria diminuir o número de ocorrências”, argumentou o comandante Edilson Soares Lima.

O clima ajuda a explicar a situação, a mesma chuva que ajuda a aliviar o calor, contribui para o aumento das queimadas. “O último período foi tão bom que ajudou no aumento da vegetação e logo depois secaram, aumentando o risco do fogo”, contou Sônia Feitosa, meteorologista.

Fonte: G1 Piauí

Facebook