Matéria / Geral

Setut promove curso para Brigada de Emergência‏

Realizado no período de 14 a 18 deste mês, o Curso de Brigada de Emergência reuniu, gratuitamente, 20 colaboradores de várias empresas do sistema de transporte público.

23/07/2014 | Edivan Araujo
/

Realizado no período de 14 a 18 deste mês, o Curso de Brigada de Emergência reuniu, gratuitamente, 20 colaboradores de várias empresas do sistema de transporte público. Trata-se de uma promoção do Serviço Social do Transporte (Sest)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O curso para brigadistas de emergência reuniu o pessoal ligado aos departamentos de recursos humanos e segurança do trabalho das empresas Cidade Verde, Emtracol, Transcol, Dois Irmãos, São Cristóvão, Teresinense, Piauiense, Santana, Emvipi e Taguatur. Esses profissionais são ligados ao Colegiado de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho (Crest/Seg) das empresas do sistema de transportes públicos.

Foi positiva a avaliação dos representantes do Sest/Senat e Setut, quanto aos objetivos do curso, que teve uma parte teórica, cumprida na sede do Sest/Senat, de segunda a quinta-feira, e uma prática, na garagem da empresa Cidade Verde, que cedeu gentilmente o local para o curso. Durante a aula prática, foram usados inclusive extintores, óleo diesel e madeira. O curso foi orientado por um professor do Sest/Senat, e coordenado por Manoel Leandro, do Crest/Seg.

Brigada nas empresas

Com duração de 20 horas/aula, o curso foi concluído com um coquetel. Segundo o diretor do Setut, Solfieri Silva, é fundamental a existência de uma brigada contra incêndios nas empresas. “Atualmente, grandes empresas possuem uma guarnição de brigadistas prontos para atuar numa situação de emergência, dentro do seu local de trabalho, fator de extrema importância para a preservação da vida e dos bens da instituição”, declarou o dirigente.

Segundo Solfieri, é essencial o funcionamento de uma brigada de incêndio capaz de agir, seja diante de um princípio de incêndio ou no atendimento a um desmaio, desde que haja treinamento específico, para que se saiba o que fazer, até a chegada do socorro especializado. “É tanta a importância de uma eficiente brigada de incêndio, que, em vários estados, corporações de bombeiros voluntários estão administrando treinamentos junto às empresas.”

Continuou o empresário: “o Curso de Brigada de Incêndio é mais um aspecto da preocupação das empresas associadas ao Setut, no sentido de qualificar seus profissionais, nos mais diversos tipos de trabalho”, avaliou. “Além disso, o curso é uma demonstração de que as empresas

ligadas ao Setut continuam investindo em condições de segurança, não apenas para os trabalhadores do setor, mas, sobretudo, para os usuários do sistema.”

Fonte:Ascom

Facebook