Matéria /

Consumo de chocolate pode diminuir as crises de tosse

21/07/2011 |
/

Incomodo. Esse é o sentimento que muitas pessoas sentem quando começam uma crise de tosse dentro de um ambiente silencioso. Muitos não dão importância para os ataques de tosse, que podem ou não ser freqüentes. Mas, especialistas alertam que os sintomas não devem ser considerados algo normal, pois é o primeiro sinal de diversas doenças, algumas muito graves.

Muitas vezes, só a força colocada ao tossir é o suficiente para trazer complicações. Em idades extremas, ou seja, para as crianças e para os idosos, a tosse pode desencadear uma série de contusões. Durante um ataque de tosse, as pessoas com mais idades ou as crianças podem forçar excessivamente os músculos que atuam na respiração, ou até mesmo quebrar uma costela ou tirar algum órgão do lugar por terem o organismo mais frágil.

Segundo o otorrinolaringologista, Victor Campelo, esse sintoma é sinal de que há alguma coisa errada nas vias respiratórias. É um mecanismo de defesa do organismo contra uma inflamação, irritação ou infecção nas vias aéreas, que seguem do nariz ao pulmão. “Existem diferentes tipos de tosse a tosse seca, por exemplo, é causada principalmente por inflamação aguda da laringe, traquéia e brônquios e pela presença de tumor ou algum corpo estranho que possa pressionar a região, como quando a criança aspira, por exemplo, uma semente de feijão que se aloja no aparelho respiratório. Já a tosse úmida, também chamada de produtiva, é rica em secreção e decorre de um processo infeccioso do aparelho respiratório. É mais freqüentemente notada nos casos de bronquite crônica associada ao tabagismo”, enfatiza o especialista.

Segundo uma recente pesquisa os ataques de tosse podem se tornar mais doces e agradáveis que os métodos tradicionais, isso se deve a um ingrediente encontrado no chocolate, chamada de teobromina, está a revelar-se um dos mais eficientes no combate à tosse persistente, funcionando através da inibição da atividade do nervo vago, situado no cérebro, que é o responsável pelos acessos de tosse.

O equipamento responsável por esta experiência também descobriu que a teobromina causa menos efeitos colaterais do que os tratamentos convencionais. Além disso, não foram detectadas na teobromina substâncias soporíficas, o que significa que não haverá restrições relativamente à altura certa de tomar.

Vitor alerta que devido à queda da umidade do ar, nessa época do ano, algo muito prejudicial às vias aéreas. Nesta época, é importante beber bastante água para favorecer a fluidificação e saída das secreções acumuladas com os processos inflamatórios. Outra medida é umidificar o quarto, colocando uma bacia de água ou uma toalha molhada para aumentar o conforto na hora de respirar. Em outros casos, os procedimentos para aliviar a tosse dependerão da causa do problema. O fumante, por exemplo, só irá parar de tossir se deixar de fumar.

Fonte:AsCom

Imagem: Divulgação

Facebook