Matéria / Politica

Com mais de 60% dos votos Elmano Ferrer é eleito o novo senador do PI

Com um percentual de 60,30% dos votos e Wilson com 37,93%, a vitória de Elmano já é certa, pois não há mais como Wilson Martins reverter a situação.

05/10/2014 | Edivan Araujo
/

A primeira parcial do número de votos divulgados no site do Tribunal Regional Eleitoral - (TRE) às 18h35 deste domingo (05/10), já revelaram quem ganhou as eleições para o Senado.

O candidato do Partido Trabalhista Brasileiro- (PTB), Elmano Férrer, desde a apuração das primeiras urnas já aparecia à frente do seu adversário Wilson Martins (PSB) com uma grande diferença de votos. Com um percentual de 60,30% dos votos e Wilson com 37,93%, a vitória de Elmano já é certa, pois não há mais como Wilson Martins reverter a situação.

Também conhecido como "Véin Trabalhador", Elmano no inicio do ano não almejava o posto de senador. Por várias vezes concedeu entrevistas afirmando que a sua pretensão era ser deputado estadual e já se preparava para isso. Ele dizia que a sua vontade era ser deputado. Mas com o tempo o cenário político foi mudando e até então o candidato oficial da oposição ao governo, João Vicente Claudino (PTB), desistiu da sua candidatura e articulou para que Elmano, seguisse no seu lugar.

Sem muitas opções de nome, o PTB, que almejava a vaga no Senado, viu o nome de Elmano como o mais viável no momento, já que ele havia sido prefeito de Teresina e tinha visibilidade na capital. Nesse cenário, o "véin" não fugiu da disputa oficializou sua candidatura com todo apoio de João Vicente e de Wellington Dias, que seria o candidato ao governo e foi às ruas. Visitou todo o Piauaí ao lado de Wellington, ganhando à todos com sua simpatia, o resultado de tudo isso foi comprovado nas urnas com mais de 60% dos votos.

HISTÓRICO POLÍTICO DE ELMANO FÉRRER

Elmano Férrer de Almeida é um político brasileiro, nascido em Lavras da Mangabeira, Ceará, a 1º de agosto de 1942, reside em Teresina desde abril de 1966. É casado com Telezila Fortes Férrer de Almeida, com quem tem três filhos.

Engenheiro Agrônomo, Elmano decidiu, seguir a carreira de servidor público, já ocupou os cargos de Secretário de Planejamento do Estado do Piauí, presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos – CEAPE/PI, diretor da Unidade de Pesquisa da Embrapa/PI, assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae, técnico da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE,) e Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico do Piauí. Foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2008, e assumiu o cargo de Prefeito da capital do Piauí em 31 de marçode 2010.

Elmano Férrer foi candidato do PTB e da coligação "A Força do Trabalho" a prefeito de Teresina, tendo como candidato a vice-prefeito o deputado federal Marlos Sampaio, do PMDB, em 2012. Apesar da boa aceitação entre o eleitorado teresinense, perde a disputa para Firmino Filho no 2º turno das eleições por menos de 15 mil votos.

Entre as funções públicas ocupadas foi Secretário de Planejamento (1991-1995) nos governos Freitas Neto e Guilherme Melo, presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos – CEAPE/PI, diretor da Unidade de Pesquisa da Embrapa/PI, assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae/PI e técnico da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico do Piauí (2005-2006) no primeiro governo Wellington Dias.

Foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2004 e reeleito em 2008 sempre em dobradinha com o médico Sílvio Mendes,1 assumindo o cargo em 31 de março de 2010, quando o titular renunciou para disputar o governo do estado.

Fonte: 180 Graus

Facebook