Matéria / Geral

Confira 5 dicas para ajudar a deixar de ser muito ciumenta

Consequentemente, ao se ocupar você passará a pegar menos no pé do outro.

30/10/2014 | Edivan Araujo
/

Um pouquinho de ciúme faz bem à relação e até faz com que o parceiro se sinta amado e importante. Mas é bom ter cuidado, pois o ciúme excessivo só vai afastá-lo mais de você.

A escritora Luiza Costa Gonçalves, autora do livro "Pergunte a uma mulher" (Ed. Pandorga), dá algumas dicas para se livrar desse problema.

Como controlar o ciúme:

Aumente sua segurança

5-dicas-deixar-de-ser-ciumenta-atividades.jpg
Nada de ficar se sentindo inferior ao parceiro. Invista em você e tente fazer algo que vá te deixar mais segura, como arrumar um bom emprego, academia, terapia ou qualquer outra atividade que te faça sentir mais feliz. Consequentemente, ao se ocupar você passará a pegar menos no pé do outro.

Arrume o que fazer

5-dicas-deixar-de-ser-ciumenta-avo.jpg
Se você tira o dia todo só para ficar pensando no que ele está fazendo, com quem está falando e porque não ligou até agora, você vai acabar cobrando isso dele, que vai te achar uma chata (com razão). "Vá ouvir música, cuidar do jardim, escrever, fazer um favor para a sua avó… Além de fazer bem para você e sua autoestima, seu parceiro e até outras pessoas vão te achar mais interessante, pois você terá muitas histórias para contar", diz.

Tente não pensar muito

5-dicas-deixar-de-ser-ciumenta-pensar.jpg
Sim, é difícil. Mas não perca seu tempo bancando a adivinha que imagina todos os passos que ele está dando. Deixe para se preocupar quando for realmente necessário e com base em fatos reais. "Isso diminuirá pela metade seus problemas, pode apostar", garante.

Faça amigos

5-dicas-deixar-de-ser-ciumenta-amigos.jpg
É comum que, ao começar a namorar, que algumas pessoas se afastem dos amigos e foque demais no parceiro. Mas não há nada pior para a relação do que viver somente o casal, sem que cada um tenha uma vida social ativa. "Ter amigos significa que você terá mais gente para se preocupar, mais pessoas para conversar e, consequentemente, isso significa que você terá o seu tempo, bem como neuroses mais uma vez divididas, e com certeza irá faltar tempo para devaneios negativos", afirma.

Não queira ser sempre o centro das atenções
A vida não gira em torno de você e do seu relacionamento. E, muitas vezes, as pessoas precisam de um tempo para ficarem sozinhas, com os amigos ou trabalhar. A dica é não levar tudo para o lado pessoal e pensar que quando ele não está com você é porque está aprontando. "Na verdade pode ser até bom deixar que ele se distraia um pouco e se ausentar para fazer falta", aconselha.


Fonte: com informações do Bolsa de Mulher

Facebook