Matéria / Geral

Pólio e Sarampo: Quase 200 mil crianças devem se vacinar hoje

Em Teresina, serão disponibilizadas 104 salas de vacinação na rede municipal de saúde.

08/11/2014 | Edivan Araujo
/

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo inicia hoje (8) em todo o País. Em Teresina, o lançamento será realizado na Unidade Básica de Saúde Fernando Correia Lima, no bairro Portal da Alegria, zona Sul, a partir das 8h, e seguirá até o dia 28, sendo os dias 8 e 22 de novembro os “Dias D” de vacinação. 

Somente na capital, serão disponibilizadas 104 salas de vacinação na rede municipal de saúde e a meta é vacinar 56.121 crianças contra poliomielite com idade entre seis meses e cinco anos. No Estado, a meta é contemplar 22.359 crianças. Já para o sarampo, a meta é vacinar 198.328 crianças entre um e cinco anos.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, ressalta a importância de levar as crianças para tomar as vacinas e disse que a expectativa é cobrir 95% das crianças da capital. “Essa é uma campanha de dose única e não haverá uma segunda chamada. Então, quem quiser aproveitar para tomar a dose da vacina a hora é esta, porque, independente da criança já ter tomado a vacina, ela pode tomar outra dose de anticorpos”, disse. 

Na vacina contra o sarampo, é fundamental que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação e apresentem para o profissional de saúde. É através deste documento que é possível identificar a dose que a criança já tomou. A poliomielite, ou paralisia infantil, é um vírus que acomete o sistema nervoso, causando lesões irreversíveis. Com a perda da força muscular, a criança cria uma atrofia nos membros, como braços e pernas.

No Brasil, há 25 anos o Brasil, não é registrado nenhum caso de poliomielite. Mesmo com mais de duas décadas sem registros da doença no País, o presidente da FMS reforça a importância de manter a vacinação em dia como forma de evitar que o vírus atinja as crianças, vez que ele ainda encontra em circulação, principalmente em países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Siria, Etiopia e Kenia. 

Em relação ao sarampo, Luiz Lobão ressalta que o Piauí não tem apresentado registros da doença. Entretanto, estados vizinhos como Pernambuco (224) e Ceará (365) têm sido notificações da doença. Em 2013 e 2014, foram registrados 596 casos da doença no País, afetando, principalmente, crianças de até quatro anos e 11 meses e 29 dias. 

“O sarampo é uma virose que pode dar complicações, como otite, m e n i n g o e n c e f a l i t e , pneumonia, que inclusive pode levar a óbito. Então daí a importância de vacinar as crianças contra sarampo”, pontua. As crianças da zona rural da capital também serão vacinadas nos postos de suas localidades. Caso a comunidade seja muito distante, uma equipe volante será destacada para realizar a vacinação.

Fonte: Jornal O Dia

Facebook