Matéria / Geral

Cresce presença de lavadora, computador entre as famílias sujeitas à fome

Brasileiros que convivem com falta de comida também prezam por celular, carro e moto

19/12/2014 | Edivan Araujo
/

Pode até faltar comida em casa, mas o brasileiro não abre mão de ter bens de consumo como fogão, geladeira e televisão. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (18) indica que quase todas as residências de famílias que convivem com a falta de comida tinham fogão, geladeira e televisão.

Em 2013, esses equipamentos estavam presentes em praticamente 90% dos lares em que há insegurança alimentar grave, ou seja, aqueles domicílios em que, “além dos membros adultos, as crianças, quando havia, também passavam pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, a fome”.

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) — Segurança Alimentar 2013 mostrou ainda que aumentou a presença de bens de consumo como máquina de lavar roupa, computador e acesso à internet.

Em 2009, apenas 11,9% desses lares contavam com uma lavadora de roupas. Em 2013, o índice subiu para 21,8%. No caso dos computadores, em 2009, 6% dos lares com insegurança alimentar grave possuíam o equipamento. Em 2013, o percentual subiu para 13,8%.

Por fim, no caso de computadores com acesso à internet, eram 3,3% as casas que tinham acesso à grande rede em 2009. Quatro anos depois, o percentual subiu para 10%.

Celular, carro e moto

As famílias que convivem com a fome também prezam por telefone fixo, telefone celular, carro e moto. Segundo o estudo do IBGE, 7,1% dessas famílias tinham motocicleta em 2009 e o percentual subiu para 12,9% no ano passado.

No caso de telefone fixo, o salto em quatro anos foi de 61,8% para 75,9%. Em relação ao telefone celular, o aparelho está presente em 64% dos lares com insegurança alimentar — contra 47,3% em 2009.

Por fim, no caso dos automóveis, em 2009 havia carro em 5,8% das casas onde a fome faz parte da rotina. Em 2013, esse percentual aumentou para 8,9%.


Fonte: Com informações do R7

Facebook