Uma briga dentro da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, no início da tarde desta terça-feira (23), durante o banho de sol dos detentos, por volta das 13h45, deixou o jovem Francisco de Assis Lino Evangelista, de 25 anos, outrora residente no bairro Morada do Sol, morto.
“De Assis”, como a vítima era mais conhecida, foi morto com mais de 30 perfurações pelo corpo, segundo o diretor da Penitenciária, por estilete.
Ainda não se sabe o que ocasionou a confusão que tirou a vida de “De Assis”, contudo, cinco suspeitos estão sendo encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil para serem ouvidos. Os mesmos apresentavam algumas lesões, o que ocasionou a conjectura do envolvimento.
Saída do corpo da Penitenciária
Como tudo aconteceu
Segundo informações repassadas pelo diretor do presídio ao Portal Grande Picos, Sinval Hipólito, por volta das 13h os detentos do Pavilhão A saíram para um banho de sol. Por volta das 13h45 ele foi informado por um dos soldados que estavam na guarita que havia uma movimentação estranha no local.
Ele disse ter se dirigido ao pátio do pavilhão e ao chegar encontrou a Francisco de Assis no chão, com várias perfurações pelo corpo. Chamou então o delegado de plantão que, com os peritos, conseguiu identificar a alguns suspeitos, pois os mesmos apresentavam sinais pelo corpo, os quais estão sendo conduzidos neste momento à Delegacia de Polícia para prestarem depoimentos.
Chegada da Polícia Civil à Penitenciária
Quem era "Nego Assis"?
Sinval Hipólito declarou ao Portal Grande Picos que o detento já havia sido condenado pela Justiça por tráfico de drogas e que ele mantinha dentro da Penitenciária João de Deus Barros um comportamento regular, sem muito trabalho.
Francisco de Assis era casado e deixa quatro filhos.
Disse ainda que nenhum sinal havia sido dado antes, e que não houve nenhum motim nos últimos dias que justifique o assassinato.
Movimentação no necrotério após chegada do corpo
Com informações do Grande Picos