Matéria / Geral

No Piauí, 204 cidades não possuem rede de esgotamento sanitário

Municípios têm até o final do ano para montar plano de saneamento básico. Secretaria das Cidades diz que custo é alto: 'É preciso buscar investimentos'.

04/02/2015 | Edivan Araujo
/

Em todo, 204 cidades do Piauí não possuem rede de esgotamento sanitário e para resolver a situação o Governo Federal criou o Plano Nacional de Saneamento Básico que estabelece diretrizes, metas e ações de saneamento básico para o país nos próximos 20 anos. Os municípios têm o prazo para desenvolver o plano até o dia 31 de dezembro deste ano e o município que não cumprir pode ficar fora da cota de distribuição orçamentária para os investimentos na área.

Dos 224 municípios em todo o Piauí, apenas 20 possuem algum sistema de esgotamento sanitário. Em cidades como Nazária, a 30 km da capital, limpar a sujeira do esgoto e dos animais na região é problema que cada um dos moradores precisa enfrentar. Nenhuma das casas dos 8.200 moradores possui saneamento básico.

Em Floriano, distante 244 km de Teresina, a situação se repete em algumas regiões da cidade. Segundo Raimunda Maria da Conceição, moradora da cidade há 10 anos, é possível ver ruas tomadas por esgotos empossados. “É muita lama e lixo a céu aberto. Tenho 10 anos que moro nessa rua e são 10 anos de promessas. Nenhuma benfeitoria”, disse.

Em Teresina, uma rede de esgoto que foi construída no final dos anos 1990 beneficiou algumas regiões, mas para os moradores do Parque Afonso Gil, bairro localizado na Zona Sul de Teresina, região não contemplada com o benefício, é preciso caminhar em ruas cheia de lama que se acumula da água que vem das casas.

De acordo com o secretário de cidades, Fábio Xavier, não se sabe quantos municípios já fizeram esse plano e disse que é preciso fazer um conjunto de investimentos para elaborar e colocar em prática um plano de saneamento. "Nós tivemos a recente visita do Ministro das Cidades, ele já tem conhecimento sobre a situação do nosso estado e demonstrou um interesse muito grande para contribuir com esse desafio. Nós vamos realizar o plano junto com a APPM e o Ministério das Cidades. Em Teresina apenas 17% das casas possuem sistema de esgotamento sanitário, o que é um número alarmante", disse.

De acordo com o empresário do ramo imobiliário André Baia, sem saneamento básico, a cidade não tem perspectiva de crescimento. “Quando não se tem saneamento básico, você não consegue construir um prédio de andares, porque você não tem como lançar os efluentes que esse prédio vai produzir”, disse.

De acordo com o coordenador de serviços municipais de água e esgoto de Teresina, Eric Amorim, o investimento em saneamento básico na capital chega a R$ 4 bilhões e que "será necessário buscar outras fontes de recursos com o Governo Federal e internacionais para finalizar a rede de saneamento básico na capital", disse.

Fonte: G1 Piauí

Facebook