Matéria / Geral

Censo vai apontar perfil dos presos no estado do PI; mais de 50% é provisório

Atividade é uma realização da Secretaria de Justiça (Sejus) em parceria com vários órgãos

10/02/2015 | Edivan Araujo
/

Traçar o perfil da população carcerária do Piauí. Esse é o principal objetivo do Censo Penitenciário, que será realizado nesta terça-feira (10), na Casa de Custódia. A atividade é uma realização da Secretaria de Justiça (Sejus) em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí, Conselho Penitenciário, Tribunal de Justiça do Piauí e Ministério Público Estadual.

Voluntários da Sejus e dos órgãos parceiros se reuniram na segunda-feira (9) para definir os últimos detalhes da atividade. Ao traçar o perfil da população carcerária, o questionário aplicado irá identificar a situação processual de cada detento, o que vai ajudar na implementação de políticas voltadas para o enfrentamento da superlotação nas unidades

“Obrigado a todos que estão presentes nesta tarefa, que é de suma importância para o Estado. A partir destas informações conseguiremos melhorar o sistema prisional do Piauí e dar andamento aos processos”, ressaltou o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

Cerca de 50 pessoas vão participar da atividade na Casa de Custódia. Essa será a primeira experiência do Censo, que deve ser estendido para todas as 14 unidades prisionais do Piauí. Além dos dados pessoais, o questionário vai mostrar a data de entrada no sistema, a unidade e se o detento é preso provisório ou sentenciado, além do tempo de trabalho e de atividades educacionais executadas.


Fonte: Com informações da Assessoria

Facebook