Matéria / Geral

PF investiga o desvio de recursos nas obras de várias escolas públicas no PI

Estas obras estavam sendo executadas no Piauí com recursos do Ministério da Educação

26/02/2015 | Edivan Araujo
/

Um problema encontrado pelos novos gestores da educação estadual foi a paralisação de obras de reforma e ampliação de escolas da rede. Estas obras estavam sendo executadas no Piauí com recursos do Ministério da Educação por meio do FNDE. A informação foi dada pelo jornalista Marcos Teixeira, na Rádio FM Clube.

O Secretário Interino de Educação Hélder Jacobina, informou ao jornalismo da Clube, que no segundo semestre do ano cerca de 307 obras não foram fiscalizadas. Essa fiscalização foi retomada agora, pois o MEC só libera dinheiro depois que a obra é fiscalizada.

Com o início dessa fiscalização no final do mês de janeiro, os fiscais constataram que existe irregularidade em pelo menos 150 obras. No papel algumas obras aparecem como concluídas, mas os fiscais constataram que a obra só está 60% executada.

Os serviços estão em desacordo com o projeto, por exemplo: uma quadra de esporte que deveria ter 100 m na obra só há 80 m.

A secretaria de Educação está levantando cada caso para ver onde existe desvio de recursos. A Polícia Federal está investigando gestores públicos e empreiteiros e o Ministério da Educação como precaução, determinou o bloqueio de 100 milhões de reais, e só irá liberar de acordo com o andamento de cada obra.

Fonte: 180graus

Facebook