Matéria / Geral

Revolução no tratamento de Hepatite C chegará no Brasil ainda em 2015

O novo medicamento é considerado uma revolução no tratamento de Hepatite C e já está liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

02/03/2015 | Edivan Araujo
/

O SUS - Sistema Único de Saúde deverá iniciar a distribuição do Daclatasvir ainda esse ano. O novo medicamento é considerado uma revolução no tratamento de Hepatite C e já está liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Durante entrevista coletiva, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que com a nova droga será possível diminuir o tempo de tratamento da doença de 9 meses para 3 meses. Segundo o ministro, os benefícios ainda são maiores. A taxa de cura sobre de 40% para 90%. Os efeitos colaterais são menos intensos, o que deverá aumentar a capacidade do paciente continuar com o tratamento. Os custos também deverão diminuir. Hoje, cada paciente custa R$ 25 mil de tratamento. Com o Daclatasvir, esse valor cairá para R$ 17 mil. Com isso, a expectativa é de aumentar o número de pessoas atendidas, dos atuais 16 mil pacientes/ano para 30 mil pacientes/ano.


Outra grande vantagem!
As drogas atuais não podem ser consumidas pelos pacientes de Hepatite C que sejam portadores de HIV/AIDS, transplantados ou à espera de transplante. Já com o Daclatasvir, isso é possível.
Pra quem não sabe...
A hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCT transmitido pela transfusão de sangue contaminado e pelo uso compartilhado de seringas e objetos de higiene pessoal, como alicates de unha e lâminas de barbear, além de instrumentos usados em tatuagem e perfuração de piercings. O vírus também é transmitido sexualmente. A estimativa do Ministério da Saúde é que a doença atinja entre 1,4% e 1,7% dos brasileiros, a maioria acima de 45 anos de idade.

Fonte: Cidade Verde

Facebook