Matéria / Geral

Wellington Dias fará um empréstimo de US$ 500 milhões no Banco Mundial para melhorar saúde e educação no Piauí

Helder Jacobina disse que a meta do governo do Estado é aumentar o numero de escolas no Piauí.

09/03/2015 | Edivan Araujo
/

O governador Wellington Dias (PT) fará a abertura do ano letivo da 666 escolas da rede pública estadual de ensino, onde estudam 200 mil alunos no Centro Estadual de ensino fundamental de tempo integral Professor Raudir Cavalcante Barros, no bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina.

O secretário de Educação, Helder Jacobina, disse que o governador Wellington Dias fará um empréstimo de US$ 500 milhões. Helder Jacobina disse que a meta do governo do Estado é aumentar o numero de escolas no Piauí.

O diretor da escola, Carlos Eduardo Soares Rodrigues, disse que a escola possui 390 alunos, 20 professores e o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Piauí com índice de 7.1 e por isso a escola foi selecionada para abrir o ano letivo de 2015.

Carlos Eduardo, disse ainda, que o colégio oferece além das disciplinas comum, mas também aluas de balé, judô e outras para alunos do 7º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio.

A abertura do ano escolar aconteceu em solenidade com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de educação Helder Jacobina e da futura secretária de educação Rejane Dias com apresentação de alunos da escola.

“Nós queremos padronizar o IDB de todas as escolas, queremos ampliar as experiências e investir na gestão, para que possa ser modernizar e assim contribuir com o aumento do IBD, para que nosso estudante possa se sentir cada vez mais prestigiado, queremos modernizar a gestão. Nós queremos atrair cada vez mais alunos nas nossas escolas”, disse Helder Jacobina.

“Nós conseguimos esse índice através de muito trabalho, nós temos uma equipe preparada, temos o apoio do governo do Estado e assim desenvolvemos um trabalho diversificado. Temos uma rotina em que os alunos entram 7h da manhã e saem as 17h, eles tem três refeições diárias, passam por várias atividades. E assim o aluno tem prazer de vir para a escola e essas atividades abrem um leque de possibilidades para esses alunos”, declarou o diretor da escola Carlos Eduardo.

Rejane Dias falou sobre os problemas que foram superados para o inicio do período escolar. “Muitos dos problemas nós conseguimos superar, entre eles foi o pagamento do piso dos professores, além da estrutura física das escolas, pois fizemos esforços para liberar escolas e hoje vamos iniciar o período do ano escolar com repasses para a merenda escolar e transporte escolar, outra situação que nós queremos destacar é que  do último teste seletivo, foram convocados 700 professores e agora serão chamados mais 1000 aprovados na seleção. Nós vamos iniciar as aulas com o quadro efetivo e depois serão chamados esses novos docentes. Hoje são 40 escolas em tempo integral e nós queremos multiplicar o número de escolas integrais. Vamos fazer um planejamento estratégico dentro do orçamento do Estado”, disse Rejane Dias.

O governador Wellington Dias, afirmou que o empréstimo junto ao Banco Mundial vai ajudar na criação de bolsas para alunos de todo estado. “É uma alegria estarmos abrindo o ano letivo nos 224 anos letivos. Queremos caminhas cada vez mais a passos largos e por isso estamos aqui inaugurando o ano escolar. Nós temos uma responsabilidade que é da família e outra do poder público e nós queremos partilhas as responsabilidades. Vamos buscar qualidade a ideia é trabalhar com a geração atual de ter direito ao ensino básico e que tenha direito a uma profissão. Eu posso garantir que vamos melhorar as escolas de todo Estado e não podemos brincar com educação por que estamos trabalhando com a vida e temos que investir nos professores, termos uma escola capacidade. Vamos trabalhar para que a gente de as condições para que possamos cobrar os resultados. Estamos trabalhando em reforma das escolas normais, quanto escolas técnicas. O empréstimo ao banco mundial vai ajudar no melhoramento da escola, investimento em professores além da criação de bolsas para os alunos. Vamos abrir oportunidades para todos, vamos criar no Piauí a mania pela educação”, disse o governador Wellington Dias.

Fonte: Meio Norte

Facebook