Matéria / Geral

Parque Lagoas do Norte realiza homenagem às mulheres‏

Parque Lagoas do Norte realiza homenagem às mulheres semplan teresina Adicionar aos contatos Anexo 08/03/2015 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada Fotos semplan.ascom@gmail.com Outlook.com Exibição Ativa 11 anexos (total

09/03/2015 | Edivan Araujo
/

Cerca de 250 mulheres participaram hoje (08), na sede do Parque Lagoas do Norte, de café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Programa Lagoas do Norte, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e o 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

“Iniciar o Dia Internacional da Mulher assim, em companhia das amigas que fiz nas atividades do Parque, é uma motivação para seguir feliz, cuidando do corpo e da alma e trabalhando para que mais mulheres conquistem a sua cidadania e sejam felizes”, festejou a professora aposentada Maria Ieda Santiago, moradora do bairro Acarape e frequentadora assídua do Parque, para a prática de atividade física.

A atividade é parte das ações de integração comunitária promovidas pelo Programa Lagoas do Norte, que desenvolve também oficinas de arte, cursos de empreendedorismo, atividades ambientais, esportivas e de prevenção ao uso de drogas.

“Esse encontro de hoje é uma pausa na correria diária para dizer às mulheres o quanto somos gratos pela luta que elas empreendem diariamente, em cada casa, em cada local de trabalho. É o momento de fortalecermos os vínculos com a comunidade, ampliando o diálogo e a parceria. É um dia para refletirmos sobre o papel da mulher e sobre as suas conquistas e de reforçarmos o compromisso da Prefeitura de Teresina em atender cada vez melhor a população, agindo sempre para o bem da cidade”, destacou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento.

Para dona Maria José da Silva Barros, moradora do bairro São Joaquim, a comemoração de hoje é também uma oportunidade para festejar a mudança de vida: “Venho todos os dias ao Parque, fazer atividade física, e minha filha participa do Pelotão Mirim, aos sábados. Mas eu sei que o Programa Lagoas do Norte é mais do que o Parque, por isso aproveito todas as outras oportunidades que ele nos traz. Tem muitas mulheres aqui que são chefes de família e o Lagoas do Norte nos valoriza, com ações de qualificação profissional e de desenvolvimento sustentável. Agora mesmo estou participando de curso de Gestão em Negócios, para aprender mais e me qualificar. Depois do Programa, todo mundo quer vir ao São Joaquim, nossa comunidade está muito mais bonita. Mas não é só a Prefeitura fazer, nós temos que manter esse benefício, por isso faço questão de aprender a conservar as lagoas limpas e a preservar os bichos que vivem aqui. Ter todos os dias, na porta de nossas casas, a visão do Parque, com as lagoas saneadas, as pessoas caminhando e as crianças podendo brincar, é motivo para muita festa”, opinou.

Atividade física

O Parque Lagoas do Norte disponibiliza diariamente, nos turnos manhã e tarde, educadores físicos para orientar a prática de atividade física no local. São aulas de treinamento funcional, ginástica localizada, vôlei, caminhada, corrida e dança. Todas gratuitas.

A professora Maria Ieda pratica atividade física no Parque Lagoas do Norte, todas as tardes, de segunda a sexta-feira. “A gente cuida do corpo, preserva a saúde, faz amizades e ainda é presenteada com um visual encantador. Tudo isso, sem pagar nada. Ao contrário, nós só ganhamos. Olhar o entardecer na lagoa, todos os dias, é manter a alegria, a poesia diante da vida. Precisamos usar mais esse espaço e cuidar bem desse patrimônio, para que nossas famílias possam usufruir sempre do bem estar que o Parque nos proporciona”, ressaltou.  

Ética, disciplina e cidadania

Aos sábados pela manhã, o 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí desenvolve atividades com cerca de 250 crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos, no Parque Lagoas do Norte.

“Nosso Pelotão Mirim atende cerca de 250 crianças e suas famílias. Oferecemos atividades esportivas e de lazer e orientamos as crianças e adolescentes para serem cidadãos. Nosso trabalho é focado na ética, responsabilidade e disciplina e o retorno é muito bom. As famílias são nossas parceiras e compreendem a importância do acompanhamento dos pais e da convivência harmoniosa para a formação dos cidadãos”, comentou o coronel Vicente Carlos, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.
 
Viviane Bandeira - jornalista (DRT 1467)
Assessoria de Comunicação

Facebook