Matéria / Geral

Rosenbaum fala sobre novo projeto no povoado Várzea Queimada, no PI

Rosenbaum definiu os moradores da comunidade como 'um povo integrado'

21/03/2015 | Edivan Araujo
/

O renomado designer Marcelo Rosenbaum usou as redes sociais para anunciar seu retorno ao povoado Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós. “Do dia 27 de março ao dia 5 de abril estaremos lá em um processo que revela aproximação dos saberes tradicionais e ancestrais de comunidades e pessoas que vivem nesse nosso Brasil profundo, distante de oportunidades e que carregam conhecimentos essenciais para o futuro do nosso país”, disse.

Rosenbaum visitará a comunidade acompanhado de outros cinco designers também brasileiros com o objetivo de criarem peças exclusivas para os colecionadores do Clube de Colecionadores de Design do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. “Os produtos não estarão à venda. Serão acessíveis apenas para aqueles que desejam ter uma coleção e fazer parte dessa história de união de saberes”, publicou.

“Será uma imersão no sertão do Piauí [...] Em Várzea Queimada, Jaicós. Uma comunidade que vive de bolsa família e aposentadoria, mas que com muita sabedoria sobrevivem na seca. [...]Esse desafio me encheu de responsabilidade e vontade de levar para dentro de uma instituição que discute arte, a possibilidade de pôr em prática nosso pensamento sobre o Design Essencial”, disse Marcelo.

agt1.jpg

Rosenbaum definiu os moradores da comunidade como “um povo integrado com a natureza e rico na sua simplicidade de viver”.

AGT
Essa é a segunda temporada de Marcelo Rosenbaum no povoado Várzea Queimada. Em 2012, Rosenbaum permaneceu 15 dias na comunidade, onde desenvolveu o projeto o projeto “A gente Transforma – AGT”, que capacitou o grupo de artesãos da comunidade para a produc?ão de novos objetos com a matéria-prima existente na regia?o, como as borrachas de pneu e a palha da carnaúba, que resultou na Coleção Toca.

O projeto ganhou repercussão internacional. As peças produzidas na comunidade são comercializadas no Brasil e no exterior.

agt3.jpg

Fonte: Com informações do Cidades na Net

Facebook