Matéria / Geral

Piauí poderá contar com teste rápido para diagnosticar Chikungunya

Amparo Salmito destaca a necessidade dos moradores intensificarem a limpeza doméstica e até mesmo o uso de raticida.

14/04/2015 | Edivan Araujo
/

O aumento do número de doenças neste período chuvoso preoucupa autoridades de saúde em todo o país. Além dos casos de dengue, há a ameaça do novo vírus- o chikungunya- e até mesmo de outras doenças como malária e leptospirose. Em entrevista ao Notícia da Manhão, a infectologista Amparo Salmito, ressaltou, inclusive, a possibilidade de uma nova virose, ainda não identificada, e que está sendo analisada por técnicos do Ministério da Saúde. 

"É um problema nacional. Técnicos da Fundação Municipal de Saúde viajaram para reunião em Brasília onde foi discutido o que estaria causando tantas doenças nos brasileiros: dengue, chikungunya, leptospirose, malária ou se é uma nova virose. A possibildiade de uma nova doença surge pois há alguns sintomas, como vermelhidão e febre, que aparece em alguns casos e em outros não", disse Salmito. 

Ela conta que diante da dificuldade em confirmar os casos da Febre Chikungunya, uma vez que, as amostras colhidas dos pacientes são enviadas para Belém, há a promessa de um novo teste rápido que deverá chegar a todo o Brasil, inclusive ao Piauí,  em 15 dias, o que facilitará o diagnóstico da doença. 

"Com as chuvas, há uma demanda muito grande de pacientes doentes e com sintomas que podem ser da dengue e chikungunya. Todos os casos estão sendo levados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, o que demora a confirmação. Com isso, há a promessa do Ministério da Saúde e disponibilizar esse novo teste que oferecerá o tratamento adequado", reitera. 

Ameaça de leptospirose

A infectologista ressalta ainda a possibilidade de outras doenças como a leptospirose, transmitida pela urina do rato. Amparo Salmito destaca a necessidade dos moradores intensificarem a limpeza doméstica e até mesmo o uso de raticida.

"No caso da leptospirose os principais sintomas são icterícia, febre, dores no corpo, principalmente nas panturrilhas. As pessoas têm que intensificar os cuidados com a limpeza até mesmo em locais que não alagam, mas durante a chuva, chega a acumular água", reitera. 

Fonte: Cidade Verde

Facebook