Matéria / Politica

Senador do PMDB sofre infarto fulminante e morre em Santa Catarina

Casado, ele deixou dois filhos e três netos. Em 40 anos de política, Luiz Henrique foi prefeito de Joinville, deputado estadual, deputado federal e governador de Santa Catarina por dois mandatos.

10/05/2015 | Edivan Araujo
/

O senador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB) faleceu na tarde deste domingo. Luiz Henrique, de 75 anos, morreu em decorrência de um infarto fulminante, em Joinville, no norte do estado. Ele chegou a ser atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ser levado ao Hospital da Unimed, na mesma cidade, mas não resistiu.

Casado, ele deixou dois filhos e três netos. Em 40 anos de política, Luiz Henrique foi prefeito de Joinville, deputado estadual, deputado federal e governador de Santa Catarina por dois mandatos. Entre 1987 e 1988, foi Ministro da Ciência e Tecnologia.

Na eleição presidencial de 2014 apoiou a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG), e em 2015 disputou com Renan Calheiros (PMDB-AL) a presidência do Senado. (O GLOBO).

Com a morte do senador catarinense,o PSDB passará a ter 11 senadores com a iminente posse do primeiro suplente Dalírio Beber(foto ao lado) no lugar de Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que faleceu neste domingo de infarto fulminante em Santa Catarina. O segundo suplente de Henrique é o secretário de Fazenda do Estado, Antônio Gavazzoni.

A entrada de Beber no Senado não indica o fortalecimento da oposição. Luiz Henrique era tido como da ala independente do PMDB junto ao Palácio do Planalto – e se lançou contra Renan Calheiros na disputa pela presidência do Senado.

Beber é natural de Massaranduba (SC), advogado e presidente de honra do PSDB estadual. Ocupou cargos em gestões municipais e estadual. De acordo com registro no TSE, declarou R$ 2,2 milhões em bens na última campanha, em 2010, como suplente da chapa. O mandato vai até 2019.

Com informações Uol

Facebook