Matéria / Cidades

Segurança Alimentar e Nutricional é discutido em I Encontro dos Castanheiros do Semiárido

O evento teve como principal objetivo discutir a segurança alimentar e nutricional com relação às práticas e toda a cultura dos castanheiros do semiárido.

18/06/2015 | Edivan Araujo
/

Por Luciano Barbosa

Com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional” o I Encontro dos Castanheiros do Semiárido do Piauí, organizado pela coordenação do projeto “Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional: instrumento para monitoramento de políticas públicas” foi realizado neste último sábado (13), no auditório do novo campus da UESPI de Picos. O evento contou com a presença do diretor da instituição Evandro Alberto, do deputado federal Nazareno Fonteles (PT), da presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Norma Alberto, dos coordenadores do projeto Janaína Alvarenga e Luciano Figueiredo, professores, estudantes, os castanheiros, representantes de movimentos sociais e demais instituições.

O evento teve como principal objetivo discutir a segurança alimentar e nutricional com relação às práticas e toda a cultura dos castanheiros do semiárido. O encontro teve início com a composição da mesa de honra, e a fala de cada um dos docentes, bem como coordenadores dos cursos da instituição, que levaram sua contribuição acadêmica sobre o tema do evento.

Logo em seguida, a palestra com o professor e deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que ressaltou a importância da integração da academia com o saber popular, destacando a tradição do setor das castanheiras, bem como de outros grupos e setores que produzem alimento, e se inserem nessa temática geral da segurança alimentar e nutricional. “Trouxe aqui minha experiência parlamentar, durante 7 anos, onde criei a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, no Congresso nacional, bem como em ter ajudado a disseminar a causa na América Latina”, afirmou.

De acordo com Nazareno Fonteles a causa da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil tem obtido avanços, saber que a Universidade está inserida nestes projetos, que valorizam a cultura e promovem o debate de conhecimentos sobre esta causa, é de suma importância, e saber que professores abraçam essa causa, principalmente na região do semiárido.

“O observatório social tendo essa parceria com a universidade é essencial, pois acumula conhecimento, que deve ser divulgado nas escolas, promover eventos, buscando informar a sociedade. Existem leis constitucionais que garantem o direito ao alimento, para que ninguém tenha insegurança alimentar, sobretudo aqueles que produzem alimento”, ressaltou Nazareno Fonteles.

O evento contou ainda com as palestras da presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Norma Alberto, e da Dra. Patrícia Batista da APAAS- Associação Picoense de Atenção e Assistência em Saúde. E a apresentação da pesquisa feita com as castanheiras, realizada pela professora da Uespi de Picos e coordenadora do projeto Janaína Alvarenga.

O professor Nazareno Fonteles ainda recebeu uma homenagem, um certificado de “Amigos da Uespi de Picos”. A apresentação do documentário “A realidade dos castanheiros no semiárido piauiense”, produzido pelos integrantes do grupo de pesquisa finalizou o encontro.

Facebook