Por João Paulo Leal
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, a Prefeitura de Sussuapara, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã de hoje, dia 02 de julho, a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento, ocorrido no auditório da Prefeitura, teve como objetivos a discussão das ações e serviços prestados junto à população, bem como a aprovação de diretrizes para as políticas públicas de saúde e eleição dos delegados à 7ª Conferência Estadual.
As autoridades municipais prestigiaram a conferência, como o prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o secretário municipal de Saúde, Naerton Silva Moura, os vereadores Antônio Ramiro, Chico Clementino e Zé Omar, como também a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samara Carvalho, o secretário de Administração, Chaguinha Moura, os palestrantes Adriano Moura e Júlio Araújo, o representante da FETAG-PI, Libório Rocha, além de vários profissionais da saúde preventiva.
Ao fazer a abertura do evento, o prefeito Edvardo Rocha destacou os esforços envidados no setor de saúde em seu município, enfatizando que além dos repasses determinados pela Constituição, a Prefeitura ainda tem colaborado com o setor, através do transporte e apoio em hospedagens aos pacientes do município que precisam realizar tratamento especializado em Teresina.
Já o secretário de Saúde, Naerton Moura, destacou os avanços dessa atual administração como a reforma e ampliação de todas as unidades básicas de saúde, como também a construção do anexo no Centro de Saúde Municipal para o funcionamento da Secretaria de Saúde. Essas e outras ações, segundo o secretário, contribuíram para que o município fosse avaliado com nota acima da médica no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
Naerton Moura novamente agradeceu o trabalho e a dedicação dos profissionais de saúde da secretaria e também anunciou mais investimentos, por meio de recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias (PT-PI), que serão destinados à aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde da sede e do interior.
Fonte:ASCOM