Matéria / Cidades

Projeto Educando para Prevenir aconteceu hoje (02) no Lagoas do Norte

A programação contou com palestras e ações de conscientização com os pais dos alunos de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do bairro São Joaquim, área beneficiada pelo Programa Lagoas do Norte.

02/07/2015 | Edivan Araujo
/

O projeto Educando pra Prevenir, que visa conscientizar e direcionar os pais sobre a problemática das drogas, ve início nesta quinta-feira (02), a partir das 16 horas, na sede do Parque Lagoas do Norte. A programação contou com palestras e ações de conscientização com os pais dos alunos de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do bairro São Joaquim, área beneficiada pelo Programa Lagoas do Norte.

Os CMEIs Tia Jane, Tia Helena Medeiros, Vila Pantanal II, Zélia Gattai Amado e Peixe Vivo foram beneficiados com o projeto. Para cada centro de educação foi escolhida uma data, de hoje (02) ao dia 27 deste mês, de forma que os pais dos alunos sejam atendidos separadamente, conforme suas necessidades.

“A Prefeitura tem cumprido o seu papel e se esforçado no enfretamento às drogas. Essa ação acontece com uma abordagem diferente, pois se dá no campo da prevenção. É importante conscientizar as famílias do seu papel na educação dos filhos, pois muitos pais colocam toda a responsabilidade na escola e se esquecem de participar da educação cidadã das crianças. A grande novidade foi iniciar a prevenção ao uso de drogas logo na primeira infância, acompanhando as crianças e suas famílias. Dessa forma, reduziremos os riscos de envolvimento dessas crianças, quando maiores, com drogas lícitas e ilícitas e outras situações de violência”, explica o delegado Samuel Silveira, coordenador do grupo de trabalho de formação da Guarda Municipal.

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), de Governo (SEMGOV), de Educação (SEMEC) e o grupo de trabalho de formação da Guarda Municipal. 

“Esse é um projeto piloto, que tem pretensões de ser aplicado em mais zonas da cidade. É muito importante ser o berço do projeto e sei que vamos colher bons frutos com essa ação. Os pais têm um papel fundamental na formação cidadã dos filhos e vamos poder conscientizá-los a respeito disso. As drogas são muito perigosas e estão intimamente ligadas com todos os outros crimes, por isso são importantes as ações de prevenção”, enfatiza Jorgenei Moraes, gerente do Parque Lagoas do Norte.

Fonte:Viviane Bandeira - jornalista (DRT 1467): 

Facebook