Matéria / Politica

Rinaldinho denuncia demissão de funcionários do Sesi em Picos

Parlamentar usou a tribuna para denunciar a demissão de funcionários e prestadores de serviços da unidade do Sesi na cidade de Picos

07/07/2015 | Edivan Araujo
/

Por José Maria Barros

O vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Picos na última sessão, para denunciar uma série de demissões de funcionários e prestadores de serviços da unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O Sesi é comandado no Piauí pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado, ex-governador Antônio José de Moraes Sousa Filho, Zé Filho (PMDB). A unidade chegou em Picos há 28 anos e nesse período prestou diversos serviços à população, como atendimento médico e odontológico, lazer e educação aos filhos dos funcionários da indústria e comunidade em geral.

“Essa semana tivemos a informação de que todo o corpo médico e de dentistas foi demitido, além de prestadores de serviços na área social e alguns funcionários. Dentre os quais, gente que iria completar no aniversário do Sesi, 25 anos de trabalho” – denunciou o vereador Rinaldinho (PSB).

O parlamentar disse que ouviu depoimento de funcionário que faltava seis meses para se aposentar. Outro que restavam apenas onze meses para conseguir a aposentadoria e que, sequer, foram avisados antecipadamente de que essas demissões poderiam acontecer. “Poderiam tentar um acordo, uma solução para não prejudicar essas pessoas” – sugeriu o vereador.

Crise

Em seu discurso, o vereador Rinaldinho lembrou que no próximo mês de setembro o Sesi completa 28 anos de funcionamento em Picos. O órgão é bancado pelas indústrias, que repassam certo percentual para que sejam mantidos esses serviços, especialmente nas áreas educacional, saúde e de lazer.

Quando chegou a Picos o Sesi veio apenas com um caminhão odontológico, depois instalou a unidade e construiu o Espaço de Lazer

“Senador Nilo Coelho”, que atualmente se encontra fechado e totalmente abandonado.

No governo do presidente Fernando Collor de Mello foi construído o Caic, no Parque de Exposição, e depois cedido para o Sesi. “De lá para cá, principalmente agora com essa crise que o país está passando com a desaceleração da indústria, o órgão está passando por dificuldades financeiras e a cidade de Picos é quem está sendo penalizada” – alertou o vereador Rinaldinho.

A escola mantida pelo Sesi funciona atualmente no DNER e atende 346 alunos, filhos de funcionários da indústria, de ex-funcionários e pessoas da comunidade em geral. Por conta da crise ela também poderá ser atingida.

Diante disso, o parlamentar fez um apelo aos colegas vereadores, à classe política e ao prefeito da cidade, Padre Walmir Lima (PT). Que eles intercedam junto ao ex-governador Zé Filho, no sentido de que a unidade do Sesi de Picos continue em funcionamento.

Facebook