Tendo em vista as condições do baixo volume de água da Barragem de Bocaina, localizada no sul do Piauí, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) convocou para a próxima quinta-feira (9), uma reunião com os membros da comissão gestora do açude, formada por prefeitos e representantes de entidades e sociedade civil. O encontro será realizado a partir das 9h, no auditório do Sebrae, em Picos.
A barragem tem capacidade para 106 milhões de metros cúbicos de água e abastece, além da cidade de Bocaina, os municípios de Sussuapara e Picos. Porém, devido à estiagem registrada nos últimos dois anos, ela está apenas com 22% de sua capacidade, o que vem afetando a agricultura e projeto de piscicultura desenvolvido na região e também a oferta de água para consumo humano.
“Recebemos o pedido de usuários da barragem para tomar uma decisão com relação ao baixo nível do açude. A recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA), órgão do Governo Federal que gerencia os recursos hídricos no país, é que possamos aumentar a vazão de água da barragem. Temos que conscientizar também a população das cidades abastecidas pela Barragem de Bocaina quanto ao uso racional do recurso”, afirma o Superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.
Na última reunião realizada que contou com a participação da Semar, ANA, Dnocs e Comissão Gestora do Açude de Bocaina, ficou determinado que todos os usuários de irrigação estariam autorizados a captar no máximo durante 4 h/dia, durante 12 dias/mês, totalizando 48 horas/mês. Os usuários localizados nos municípios de Bocaina e Sussuapara foram autorizados a captar nas manhãs de quinta-feira até sábado. Os usuários localizados no município de Picos foram autorizados a captar nas manhãs de domingo até quarta-feira, no horário dentre às 7h e 11h. Na reunião desta quinta-feira (9), novas regras serão determinadas.
Com informações do Cidadeverde