No segundo dia do evento, logo pela manhã, foram apresentados os oito eixos temáticos da VII Conferência Municipal de Saúde. Foram eles: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público – privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação.
Logo em seguida os participantes da conferência dividiram-se em quatro grupos, onde cada um trabalhou dois dos sete eixos previamente elencados. Após a discussão dos tópicos e das propostas sugeridas, foi realizada a plenária final, onde mais uma roda de discussão foi realizada no intuito de serem aprovadas as propostas que devem ser levadas à Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro do corrente ano. Todas as sugestões a este documento foram feitas junto à comunidade e a profissionais de saúde.
“Esses eixos da conferência são recomendações do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, então nós propomos essas discussões com fundamentação de leitura, onde tivemos um facilitador, um coordenador de grupo e um relator, então foi enumerado o que eles querem de melhoria nesses eixos temáticos, se reportando ao município de Picos, então eles discutiram as propostas que já foram levantadas nas pré-conferencias”, ressaltou a coordenadora geral da conferência, enfermeira Conceição Portela.
Já no inicio da noite dessa quarta-feira, 15.07, houve eleição dos dezesseis conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde. Para a coordenadora geral o evento superou todas as expectativas. “Eu considero a conferência maravilhosa, tivemos mais de 450 inscrições, a participação efetiva dos segmentos, dos trabalhadores, dos usuários e da gestão, todos participando, tirando as duvidas do povo, então eu acho realmente que nós estamos realizando o controle social na prática, foi um momento democrático e importante para elaboração e ampliação de políticas do SUS de Picos”, frisou.
Ascom SMS