Matéria / Politica

Padre Walmir aumenta salário dos servidores baseados na inflação

Prefeito de Picos decidiu anunciar o aumento de 8,34% minutos antes do início da assembleia geral convocada pelo sindicato

17/07/2015 | Edivan Araujo
/

Por José Maria Barros

Irredutível até o último momento, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), recuou e decidiu conceder aos servidores da administração geral um reajuste salarial de 8,34%. Esse índice corresponde à inflação de 2014, mas até o início da tarde desta quinta-feira, 16, a Prefeitura de Picos só admitia um aumento de 6,5%.

Diante do impasse, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) convocou uma assembleia geral para as 16h desta quinta-feira. E na pauta estava o indicativo de greve caso a Prefeitura não aceitasse conceder o aumento baseado no índice inflacionário do ano passado.

Minutos antes da assembleia iniciar, o Padre Walmir (PT) chegou ao local onde estavam reunidos os servidores. Segundo uma das componentes da diretoria, o gestor queria usar a palavra, mas foi instruído a ser reunir reservadamente com os diretores do sindicato para tratar sobre o reajuste.

E assim aconteceu. Diante de uma iminente greve da categoria, o Padre Walmir recuou e decidiu conceder o aumento de 8,34% aos servidores da administração geral. Embora a data base da categoria seja maio, o reajuste começará a ser pago somente a partir desse mês.

Segundo a presidente do Sindserm, Edna Moura, os percentuais de aumento retroativos aos meses de maio e de junho serão pagos em quatro parcelas a partir do mês de setembro.

Quanto aos 5% referentes a perdas salariais que haviam sido negociadas para serem implantadas em 2014 e 2015, ainda não ficou definido quando será pago. Edna Moura disse que as negociações sobre esse ponto serão retomadas em agosto, mas adverte que categoria não abre mão.

Facebook