Na noite de terça-feira (21/07), agentes penitenciários descobriram um túnel de aproximadamente seis metros dentro de uma das celas do Pavilhão B da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rabelo, no município de Esperantina, distante 170 km da capital Teresina.
A cela em que o túnel foi descoberto abrigava onze detentos, entre assaltantes e traficantes. Eles já se preparavam para a fuga quando os agentes escutaram barulhos vindos do pavilhão e pediram reforço policial para que a abordagem fosse feita.
A penitenciária não oferece segurança e a estrutura predial é muito desgastada. O próprio chão das celas é úmido e fácil para ser escavado. Os detentos utilizaram barras de ferro da própria estrutura para abrir o buraco.
Todos foram retirados da cela e recolocados em outro pavilhão. Eles devem passar por um procedimento disciplinar e como punição, ficarão isolados e sem banho de sol.
Dessa vez foi possível evitar a fuga em massa, mas com uma estrutura precária e poucos agentes fica difícil ter um controle e novas tentativas vão acontecer e é preciso as vezes sorte para detectar com antecedência.
Por:ÂÂ Apoliana Oliveira