Um homem foi preso portando joias na região conhecida como Inferninho. A abordagem foi realizada por policiais do Rone e 9º Batalhão.
De acordo com o coronel Vicente Carlos o indivíduo estava portando uma grande quantidade de drogas. “Essas joias são provenientes de uma boca de fumo , em uma vila ali próximo ao 9º Batalhão, e esse elemento é um soldado do tráfico. Então ele estaria levando essas joias para guardar e posteriormente vender. Elas são provenientes de roubo e de usuários de drogas que se deslocam até a boca de fumo para fazer a troca da droga pela joia”, disse.
O coronel ainda informou que o homem foi encaminhado ao distrito policial da área que as joias possam ser verificadas. “[Ele] está sendo conduzido para o distrito para verificação e identificação de quais são as joias que podem pertencer a ele. Muito provavelmente não, porque esse elemento é envolvido com tráfico de drogas e também com roubo, então tudo leva a crer que essas joias são proveniente do tráfico de drogas”, explicou.
Atualizada às 20:42
Policiais do Rone e do 9º BPM estouraram uma boca de fumo que funcionava em um casebre na Vila Risoleta Neves. Dois homens e uma mulher foram presos e 50 pedras de crack, 7 trouxas de maconhas, celulares, 3 munições calibre 32, e uma faca foram apreendidos.
No momento da prisão as pessoas presas estavam embalando drogas. Uma das pessoas que estava no local conseguiu fugir por um buraco na parede.
De acordo com o coronel Vicente Carlos a boca de fuma já estava sendo monitorada. “A gente já tinha algumas informações, o local já estava sendo monitorado, viemos aqui, foi feita a abordagem e conseguimos apreender”, disse.
Segundo informações, uma espécie de chocalho estava no portão de entrada do casebre. O barulho avisava as pessoas que estavam dentro do local, que fugiam quando alguém estranho entrava.
A Operação Teresina Norte conta com um efetivo policial de 250 homens, 50 viaturas, 30 motocicletas e ainda da Cavalaria e Canil.
De acordo com o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lidomar Castilho, a ação tem como objetivo intensificar o trabalho da PM na Zona Norte da Capital. “O objetivo é reforçar toda área de policiamento em todos os bairros que fazem parte da região do 9º Batalhão e ai buscar a apreensão de armas, de drogas, de veículos roubados, motos roubadas, foragidos da Justiça, que as pessoas percebam mais a presença da Polícia e se sintam encorajadas a, se for o caso, fazer alguma denúncia ou alguma reclamação”, explicou em entrevista ao GP1.
O coronel informou que antes do início da Operação houve um momento de conversa com os policiais, onde foi recomendado a missão de cada um. “Saíram daqui, embarcaram agora pouco nas viaturas já conscientes da missão que devem desempenhar no local que foram designados”, disse.
O subcomandante da PM ainda explicou que a região foi divida em cinco módulos. “Em cada sub-região dessas nós temos um aparato policial composto por unidades tanto do Comando da Capital, como também dos comandos especiais, como comando do GATE, BOPE, BPRone, Cavalaria e Canil e as forças táticas do CPC e a Força Nacional. Então cada módulo desses, que é uma subárea aqui da região, tem essa estrutura de policiamento”, contou.
Lindomar Castilho finalizou dizendo CPTran também está participando da operação. “Vai nos ajudar na parte de blitz, na parte de fiscalização de veículos, motocicletas e também na parte de abordagens”, explicou.
A ação da Polícia Militar deve acontecer até às 23:59 desta sexta-feira, podendo ser estendida caso haja necessidade.
Atualizada às 19:08
A Polícia Militar deflagrou, às 18 horas desta sexta-feira (06), uma operação na zona norte de Teresina com o objetivo de coibir o tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma e roubo de veículos.
De acordo com o major Etevaldo, subcomandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, a operação será realizada aos moldes da “Operação Teresina Leste”, ocorrida na Capital no último dia 10 de julho.
Na ocasião, o coronel Hudson Lima informou que caso a operação fosse bem sucedida ela seria deslocada para as demais zonas da cidade.
Com informações do repórter Brunno Suênio