Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Estado da Justiça vai entregar certificados a 20 internos da primeira turma formada pelo projeto Leitura Livre na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. A cerimônia será às 9h30 na própria unidade. O Leitura Livre é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.
O Leitura Livre surgiu em março deste ano na Irmão Guido, onde 100 internos receberam livros. "O interno recebe o livro, tem 30 dias para ler e, nesse período, uma roda de conversa é realizada com o objetivo de tirar dúvidas e socializar o conteúdo dos livros, debatendo os temas relevantes", explica a psicóloga Vanessa Moura, coordenadora do projeto.
Cada interno deve apresentar uma resenha sobre a obra que será avaliada por uma comissão de professores da Coordenadoria de Ensino da Secretaria de Justiça. Para cada livro lido e resenha apresentada, há a redução de quatro dias no tempo da pena. O projeto Leitura Livre também está sendo implantado em outras unidades, como a Penitenciária Feminina e a Casa de Custódia, ambas na capital.
Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, além de promover as políticas de humanização da Secretaria de Justiça nas unidades prisionais, "essa turma demonstra a importância de se investir em educação no sistema penitenciário, criando oportunidades para que os detentos vislumbrem uma mudança real no sentido da recuperação e da ressocialização".
Fonte:Â Ascom