O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) cassou o mandato do prefeito e do vice de Dirceu Arcoverde, por compra de votos e fraude eleitoral. O prefeito Carlos Gomes de Oliveira, conhecido como Carlão do feijão (PR), ainda foi multado em 5 mil UFIRs, e ficou inelegível por oito anos, a contar a partir da eleição de 2012. O TRE-PI determinou ainda que o presidente da Câmara Municipal, Abi Baldoíno de Castro (PP), assuma a Prefeitura até que se realize uma nova eleição no município.
Carlão do Feijão e seu vice Marcones Ribeiro Galvão foram denunciados por Francisco Barroso de Carvalho (PTB), segundo colocado nas eleições, por compra de votos, abuso de autoridade, abuso de poder político, distribuição de material de construção em troca de votos, e fraude eleitoral.
Na denúncia constava ainda que o ex-prefeito Alcides Lima de Aguiar (PP) utilizou indevidamente a máquina da prefeitura para apoiar Carlão. Consta que foram utilizados tratores e caçambas para construção de estradas, barragens e açudes em terrenos particulares para beneficiar Carlão. O juiz entendeu que todas as casas do município que tinham cartazes com os dizeres: “Carlão do Feijão 22”, foram beneficiadas com material.
Eles já tiveram o mandato cassado pelo juiz da 95ª zona eleitoral, em São Raimundo Nonato, Fabrício Paulo Cysne de Moraes, no dia seis de abril, mas recorreram da decisão e conseguiram uma liminar do desembargador Joaquim Santana Filho, para permanecerem no cargo.
A liminar do desembargador tinha sido revogada no dia 28 de abril, mas o prefeito e o vice continuavam nos cargos. Ontem (24), o Tribunal, por unanimidade, resolveu acatar o relatório do desembargador Joaquim Santana Filho e cassar os diplomas e marcar uma nova eleição no município.
Dirceu Arcoverde fica a 470 Km ao Sul de Teresina, tem população de 6.677 habitantes, sendo pouco mais de 4,8 mil eleitores. Carlão do Feijão venceu a eleição por 293 votos de diferença de Francisco Barroso (PTB). O fato de ter obtido 53,24% contra 46,76% do adversário, força a realização de uma eleição suplementar, em data que ainda será marcada pelo TRE-PI.
Fonte:Portal Az